6 de mar. de 2012

A popularização dos quadrinhos e tirinhas


“A tarefa [dos quadrinhos] é trazer à tona a reação do leitor através das imagens” 
(Will Eisner)


Já faz algum tempo que venho observado a quantidade de compartilhamento, nas redes sociais, de quadrinhos. Em especial, do Snoopy, Mafalda e Calvin & Haroldo, entre outros que aparecem com menos frequência, mas que ainda assim se destacam nas timelines de todos nós.

Eu parto da teoria de que os quadrinhos são os novos “autores de internet” da elite cultural. Como agora a massa publica as famosas (e repetitivas) frases de Clarice, Pessoa, Drummond e afins, a elite cultural, numa tentativa de se diferenciar e se sobressair, passou a recorrer aos quadrinhos.


E é muito claro para mim que, muito em breve, a massa também se usará de quadrinhos e não me espantaria em nada se aparecessem aspas de Clarice na boca da Mafalda, rs!

Brincadeiras à parte, eu acho ótimo que os quadrinho estejam ganhando força e caindo no gosto popular. Will Eisner afirma que:
“As histórias em quadrinhos são, essencialmente, um meio visual composto de imagens. Apesar das palavras serem componentes vitais, a maior dependência para descrição e narração está em imagens entendidas universalmente, moldadas com intenção de imitar ou exagerar a realidade. O layout da página possui efeitos de grande impacto(...).”

Mas mais importante do que a popularização dos quadrinhos, é a compreensão de que eles são mais do que personagens bonitinhos (e bota bonitinho nisso aí!!!). É de extrema importância que todos compreendam que as imagens não servem apenas para ilustrar a narração, mas que elas são parte da própria narrativa.

O crescimento acelerado da rede social Pinterest está aí para provar aquele bom e velho clichê que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. E que há muito espaço para mostrar a verdadeira função dos quadrinhos, que dizem exatamente aquilo que você nunca soube verbalizar.


Vida longa e crescente aos quadrinhos!


P.S. Agradeço à querida amiga Suria Scapin (a qual não será linkada no Twitter pq esqueceu a senha do mesmo) pela imensa colaboração acadêmica neste post. Suria, sualinda... vc mora aqui ó... S2!

Nenhum comentário :

Postar um comentário