13 de abr. de 2012

[Dica de outras boas leituras] Vergonha Literária



Foi a blogosfera quem me apresentou o Vergonha Literária, ou o VL como é carinhosamente chamado nos twitters dos blogueiros literários.

Ouvi boatos, inclusive, que há um bolão para descobrir que é a carinha linda responsável por trás desse blog que não poupa críticas ferrenhas, especialmente às editoras (sinto decepcionar, mas não é minha essa ideia bastante original!)

Eu não concordo com a maneira como o VL publica diversas coisas. Não porque esteja errado, mas é que não sou uma pessoa radical e essa coisa de jornalista/libriana me ensinou que toda história sempre tem dois lados. Mas o fato é que o VL se empenha em escancarar o que acha absurdo e não tem papas na língua. E cumpre seu papel perfeitamente bem!

Além do mais, de alguma maneira, tenta manter a ética, não utilizando nomes das editoras e pessoas, mesmo quando todo mundo sabe de quem se trata. OVL preserva o que Nelson Rodrigues chamaria de O Óbvio Ululante.

E deixo aqui meu #ficaafica pros social media das editoras: acompanhem bem de pertinho o Vergonha Literária, porque vocês são os alvos principais e não vão ficar de fora dos posts bastante comentados deste blog. Além do mais, a tendência é que ele cresça e ganhe notoriedade; o que, particularmente, acho lindo!

Quanto aos blogs plagiadores de textos: seus dias estão contados! Não só o VL, como a blogosfera inteira está de olho em vocês. Eu - e todos os blogs aliados, rs - não pouparemos esforços nas denúncias.

O Vergonha Literária está na cola daquilo que os blogueiros acham absurdo e inadmissível nos livros, nas editoras, nas parcerias, nos blogs e no mundo editorial. Fiquem espertos porque estamos todos sujeitos a virarmos pauta do VL. Inclusive eu... ops!



VERGONHA LITERÁRIA
http://vergonhaliteraria.blogspot.com.br/
vergonhaliteraria@gmail.com
@VergLiteria

2 comentários :

  1. Owwnn!

    Epa, bolão!
    Quando ele estiver bem gordinho, alguém me avisa, conto quem sou, desde que eu ganhe uma parcela beeem significativa hein! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!!! Pode deixar! Mas acho mais legal o bolão ficar rolando pra sampre, saca??? rsrs!! :)

      Excluir