11 de mai. de 2012

[Cursos] O Livro na era Digital: edição e suportes

A Escola do Escritor está oferecendo o curso O Livro na era Digital: edição e suportes. Veja informações abaixo.

As emergentes mídias digitais estão influenciando diretamente no concorrido tempo dos consumidores modernos e transformando o hábito de leitura em todo o mundo. O texto não é mais lido apenas no papel. Ele está também onipresente em uma miríade de suportes suspensos e em uma diversidade de aparelhos tecnológicos, móveis e de comunicação. E uma série de meios é o que está transformando definitivamente a realidade dos livros, jornais e revistas através de uma convergênci a digital e cultural sem precedentes. O objetivo do curso é fazer um review de todo o mercado editorial convencional presente, frente às transformações das mídias digitais, do ponto de vista exclusivamente dos negócios ou da atualização enquanto profissional.

CONTEÚDO
  • O que é um eBook?
  • A questão os dos hardwares | Smartphones, netbooks, tablets [iPad, Xoom, Galaxy, etc.] e e-reader devices [Sony Reader, Kindle, Nook, etc.].
  • A questão os dos softwares | Sistemas Android, iOS, etc. | Digital Rights Management | Aplicativos
  • A questão do conteúdo | Formatos: PDF, ePub e HTML5 | Conversão, digitalização e produção
  • Plataformas e eBookStores | Modelos de negócios
  • Números do mercado e entraves
  • A cadeia produtiva do livro antes e depois dos eBooks


A QUEM SE DESTINA O CURSO
O curso se destina a todos os interessados em livros digitais; profissionais da cadeira produtiva da indústria editorial brasileira, desde os que atuam na produção e na área editorial quanto os profissionais que atuam nas vendas, comercialização e marketing dos livros. Isto inclui os profissionais que atuam dentro das editoras, das livrarias, distribuidoras, bibliotecas etc.

Dia: 19 de maio de 2012 - (Sábado)
Horário: 9h00 às 13h00
Valor único: R$ 140,00
Sala de aula:
Rua Dep. Lacerda Franco, 253 (próximo a Rua Cardeal Arco Verde)
Pinheiros - São Paulo - SP - cep 05418-000
Metro Faria Lima



Ednei Procópio - é Coordenador Geral do Cadastro Nacional do Livro, membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro - CBL e desde 1998 especialista em eBooks. Ministra o curso “O Livro como Mídia Digital” na Escola do Escritor e o curso Gerenciamento de Cátalogo e Conteúdo para Livros Digitais na Escola do Livro. Integra o Grupo de Trabalho que organiza o Congresso Internacional CBL do Livro Digital. Integra o Grupo de Trabalho sobre Metadados do CERLALC [Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe], um organismo intergovernamental sob os auspícios da UNESCO. É consultor do Sebrae para assuntos relacionados a livros digitais. De 2000 até 2005, Ednei Procópio colaborou, também como editor, com a equipe da iEditora, a empresa pioneira na publicação e distribuição de livros eletrônicos na América Latina. E, mais tarde, com a Edições Inteligentes, editora especializada em Self Publishing. Em 2001, Procópio fundou o we bsite eBookCult cuja biblioteca digital criada contabilizou, no período em que esteve a frente do projeto, mais de 6 milhões de downloads de livros eletrônicos [ auditorados ]; e foi o único site desde então a figurar no topo da busca do Google internacional com a palavra-chave “eBook“. O eBookCult Digital Library Solutions, mais tarde, em 2005, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um e-reader [ modelo ETI-2 ], em parceria com a empresa americana eBook Technologies [comprada pelo Google no final de 2010], com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio. O eBookCult foi vendido em junho de 2011 para uma startup. Desde 1998, Ednei Procópio escreve textos e artigos sobre os livros eletrônicos no site eBook Reader. Site por ele criado. E também colabora com textos para a Agência de Notícias Brasil Que Lê. Em 2005, Procópio publicou o livro “Construindo uma Biblioteca Digital“. Em agosto de 2010, durante a Bienal do Livro de São Pau lo, lançou sua nova obra: “O Livro na Era Digital“. Também foi sócio-fundador e editor do selo paulistano Giz Editorial onde publicou [de maio de 2005 a maio de 2011] mais de 200 títulos em versão impressa, eletrônica e em áudio. Atualmente, Ednei Procópio está empenhado no desenvolvimento de uma plataforma de livros e leitura chamada LIVRUS, que é baseada no conceito Web 2.o de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural. A startup Livrus Negócios Editoriais é uma agência de comunicação especializada em livros que tem como objetivo levar os autores e as suas obras para a Era Digital.

Escola do Escritor
escoladoescritor@escoladoescritor.com.br
www.escoladoescritor.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário