26 de jun. de 2012

[Nelson Rodrigues] Acima do bem e do mal

No último post sobre Nelson Rodrigues, contei sobre minha escolha de tê-lo como objeto de estudo para meu TCC da faculdade de jornalismo e prometi deixar para vocês o editorial da revista que criei. E aqui, promessa é dívida. Então, segue abaixo.



Boa leitura!


ACIMA DO BEM E DO MAL
Talita Camargo


"É difícil dizer quando Nelson Rodrigues deixou de ser o reacionário “anjo pornográfico” para tornar-se um dos mais conhecidos autores nacionais, digno de homenagens e fonte citações a todo instante. Mas o fato é que, apesar do merecido reconhecimento, ele ainda é incompreendido pela maioria das pessoas, inclusive por aqueles que dizem admirá-lo.

Entender a linguagem rodrigueana é entender a essência do ser humano, por ele coloca na fala de seus personagens tudo aquilo de mais sórdido e sincero que passa na mente das pessoas comuns e que nunca sai de lá.

Nelson provou que era superior a qualquer classificação de obsceno e tarado. Chamá-lo de transgressor da moral e dos bons costumes é reduzí-lo justamente àquilo que ele tanto criticava. Ele era amoral e, portanto, enxergava a essência dos homens comuns e a colocava nos palcos, em forma de obra de arte.

Para ele, ser humano de verdade era ser feito de muita carne, ossos e, acima de tudo, de todos os sentimentos ao mesmo tempo.

O amor leva à ambição que acarreta o desejo que provoca a loucura que causa a traição que chega na culpa que atrai a morte que sente dor que procura o alívio que isso que aquilo que...

É aí que se encontra sua real importância no âmbito da literatura e do teatro brasileiros, justamente no mais óbvio dos lugares e onde ninguém nunca consegue enxergar. E como já não conseguiam desde sempre, ele escancarou nas nossas caras. E acabou mal entendido.

O reconhecimento de Nelson Rodrigues como gênio foi, sem dúvida, um grande passo do povo brasileiro. Mas só a verdadeira compreensão de suas obras é capaz de provar que ele, na insistência dos personagens anônimos e insignificantes, foi um apaixonado pela alma brasileira e, acima de tudo, pela universalidade do ser humano. "


P.S.: Para quem tiver curiosidade de ver fotos dessa revista, é só conferir o álbum.

4 comentários :

  1. Oi Talita, gostei muiito do seu blog, tem muita noticia interessante e novidades, parabéns!!!

    Beijoos
    Seguindo vc! :)

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Obrigada, Jaqueline! Volte sempre! (mesmo q eu demore um pouco para atualizar, pq essa vida louca é difícil, rs!)

      Excluir
  2. Nelson Rodrigues, apesar dos modos como escrevia, fora um grande escritor e deve ser imensamente lembrado.
    Também gostei de todo o seu blog, por favor, me segue de volta, também amo escrever... Felicidades.
    http:/www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir