3 de set. de 2012

[Dica de outras boas leituras] 50 filmes que são melhores que os livros

Se eu não fosse a autora deste post já estaria xingando quem escreveu um absurdo destes: onde é que já se viu os filmes que são melhores que livros? 

A resposta é simples: no site Complex Pop Culture. Eu sou a primeira a defender que são raras as adaptações de livros para o cinema que ficam boas. Na maioria das vezes, os filmes deixam muito a desejar. Até porque, aquela história tem que ser contada em, no máximo, três horas.

Aliás, vocês já repararam como os roteiristas fazem questão de eliminar justo aqueles detalhes que nós, leitores, consideramos essenciais?? Sério! são exatamente aquelas pequenas partes, mini-diálogos, passagens breves que fazem toda a diferença no livro e que quem só assiste o filme fica sem saber e, principalmente, sem sentir. 

MAS, dentre as raras exceções, existem alguns filmes que brilham na adaptação para as telonas. E, apesar de eu não concordar 100%, o site Complex Pop Culture fez uma belíssima seleção de 50 filmes que são melhores que os livros. 


Afinal, quem vai dizer que Laranja Mecânica, dirigido por Stanley Kubrick, não deixa no chão o excelente livro de Anthony Burgees?? (Tudo bem apelou, perdeu. Eu sei que chutei o balde. Afinal, não é por menos que esse clássico do cinema e da literatura internacional ocupa a primeiríssima posição na lista, né? rs!)

Além de Laranja Mecânica, outros filmes inesquecíveis completam a lista com honra: O Iluminado, O Bebê de Rosemary, Los Angeles: Cidade Proibida, Bonequinha de Luxo, O Paciente Inglês, O Último dos Moicanos, Lendas da Paixão, Forrest Gump, O Jardineiro Fiel, entre muitos outros.

Vale a pena clicar aqui e dar uma olhadinha na relação completa.



A melhor parte disso é que poucas pessoas conhecem a origem literária do roteiros de todos esses filmes!

E depois me digam: vocês concordam com a lista? Acham que faltou filmes? Acham que tem filme ali que tá longe de ser melhor que o livro? 

2 comentários :

  1. O diário da Princesa, O Conde de Monte Cristo e Confissões de uma irmã de Cinderela são 3 adaptações que ficaram melhores que os filmes, sem sombra de dúvida, pra mim. Aliás, eu comprei o livro do Gregory Maguire porque gostei muito do filme. Depois de 2 anos na minha prateleira, e só tendo lido uma vez, vendi o coitado e comprei um outro livro...
    Até mais!
    P.S.: Ah, eu adoro adaptações pra filmes ou minisséries. Só fico grilada se eu acho que não foi fiel à essência do livro ou se são mal feitas (atores ruins, roteiro mal escrito, esse tipo de coisa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários filmes pelos quais nos apaixonamos! rsrs!!
      Isso sem contar a série Game of Thrones que é um show à parte dos livros, ne?
      Vale a pena deixar o preconceito de lado e descobrir a essência dos filmes!!

      Excluir