8 de set. de 2014

Livro "Em 12 Rounds", que narra a história do boxe brasileiro, conta com financiamento coletivo para ser publicado

O boxe brasileiro teve apenas quatro campeões mundiais, mas por trás dos cinturões, inúmeros casos fantásticos formaram a história da nobre arte no país. O livro “Em 12 Rounds”, projeto feito em parceria pelos jornalistas e autores Bruno Freitas e Maurício Dehò, embarca a fundo em doze episódios que podem ter passado despercebidos pelo grande público, mas que agora são resgatados e contados em detalhes.

E não imagine apenas Eder Jofre e Popó entre os retratados. Você se lembra das passagens de Muhammad Ali e Mike Tyson pelo Brasil? Elas são relatadas no livro “Em 12 Rounds”.

A publicação será feita pela Editora Via Escrita. Mas para viabilizar o lançamento, parte do investimento será com a ajuda das centenas de fãs de boxe e esporte em geral ávidos por um material como este, raro no Brasil. Um financiamento coletivo pelo site Catarse vai arrecadar parte do necessário para levar o livro à gráfica e, assim, às mãos dos leitores.

Entre as 12 histórias que são trazidas no livro – um capítulo extra ainda trará um 13º caso para quem colaborar com uma das cotas disponíveis no Catarse -, há detalhes curiosos como a vida de Eder Jofre no circo durante uma breve aposentadoria do ringue e a passagem especial que o fez voltar a lutar.

A trajetória do hoje político Eduardo Suplicy nos ringues e os bastidores de como uma rede de televisão forjou a imagem de Maguila se juntam a um estudo profundo do boxe brasileiro, incluindo uma viagem para Cruz das Almas, na Bahia, para saber como surgiram nomes como Sertão e Washington Silva. 

O relato das aventuras de Touro Moreno e o sucesso de seus filhos, Esquiva e Yamaguchi Falcão, foram a última adição, para fechar um trabalho que não se propõe a traçar uma biografia do boxe brasileiro, mas que com tantas histórias e figuras ilustres consegue passar por todos os melhores momentos da modalidade no país.

Como colaborar e adquirir o livro

O projeto  no Catarse funciona como um financiamento coletivo, em que o leitor adquire cotas e é recompensado por sua colaboração. No caso do livro "Em 12 Rounds", são seis tipos de contribuição - só a de menor valor não da direito a pelo menos um exemplar da obra. Todos os colaboradores terão o nome impresso em uma página de agradecimento à campanha. 

A cota de R$ 40 reais é a mais simples a retribuir com um exemplar do livro. A partir das contribuições de R$ 60, o leitor tem direito a um capítulo extra, inédito, que será disponibilizado em PDF.

Para colaborar, basta acessar o link: www.catarse.me/pt/em12rounds

“Em 12 Rounds”
Editora: Via Escrita 
Autores:

Bruno Freitas é jornalista formado pela Universidade Metodista e milita na profissão desde 1998. Acumula passagens por veículos de diferentes segmentos, como a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (São Paulo), Canal Rural, Diário Lance!, portal iG, Globo.com, Editora Abril e trabalha desde janeiro de 2004 na redação do portal UOL, empresa do Grupo Folha de S. Paulo, onde hoje desempenha a função de repórter especial de Esporte. É autor do livro “Queimando as traves de 50 – glórias e castigo de Barbosa, maior goleiro da época romântica do futebol brasileiro”.

Maurício Dehò é jornalista formado pela PUC-SP e exerce a profissão desde 2006. Desde então, acumulou contribuições para veículos ligados a esporte e música. Após passagem de dois anos pelo Diário Lance!, em São Paulo, e contribuições para o website Whiplash.net e a revista Roadie Crew. Trabalha desde junho de 2008 no portal UOL, empresa do Grupo Folha de S. Paulo, onde atualmente desempenha a função de repórter especial.


Links:



Nenhum comentário :

Postar um comentário