29 de set. de 2014

Livroterapia

Segundo a definição do Dicionário Online Priberam da Língua Portuguesa, TERAPIA significa tratamento de doenças ou distúrbios psíquicos.

Seguindo este raciocínio, 'Livroterapia' é uma forma de curar doenças ou distúrbios psíquicos utilizando-se de livros.

Para ser bem sincera com vocês, eu nem sei se este termo e, principalmente, este tratamento existem de verdade. Mas deveria, porque tem tido um efeito maravilhoso sobre mim!



Sempre gostei muito de ler e venho de uma família que vive dos livros há muitas décadas. Mas acho que só recentemente percebi o bem que o livro certo pode nos fazer quando menos precisamos.

Uma frase, uma atitude do personagem, um enigma do autor... Seja lá qual for a questão, se rola uma identificação, surte efeito.

E, para minha sorte, estou numa fase de encontrar os títulos certos para inspirar e guiar este momento da minha vida. Tenho preenchido todo meu tempo livro com livros e mais livros. Não me canso nunca. Muito pelo contrário: quanto mais leio, mais vontade de ler eu tenho!

Acredito que todo livro tem algum significado para alguém. Por isso, ler muito e, especialmente, ler sempre é tão importante. Quando mais se lê, maiores as chances de encontrarmos as respostas para as perguntas que nos afligem e maior ainda a possibilidade de preencher esse buraco que, independentemente do tamanho, todos nós temos aqui do lado de dentro.

Se você está irritado, se está ansioso, se quer chorar e não consegue, se está feliz demais, se está entediado, se está com muita fome, com pouca fome, se tem insônia, se não quer sair de casa, se não para em casa... Seja lá qual for o seu estado de espírito: leia um livro!

Os livros nos transportam para histórias reais ou de ficção que, certamente, vão nos ajudar a abrir a mente e acalmar o coração para encontrar soluções para nossas questões. Mesmo que você nem perceba que tem dúvidas, os livros ajudarão você a encontrar suas respostas.

Por isso, nunca desista de ler. Afinal, o poder da leitura é mágico e, com toda certeza, tem o dom da cura!

Nenhum comentário :

Postar um comentário