6 de dez. de 2015

Bate-papo com Vic Ceridono sobre livros e maquiagem

No final de setembro de 2015, fiz um post contando sobre o evento de lançamento do livro Dia de Beauté – Um guia de maquiagem para a vida real, de autoria da blogueira Vic Ceridono. Na ocasião, contei como conheci Vic, ainda na faculdade, e o quanto este livro é um presente para todos nós.

Nesta sexta-feira, 04/12/15, Vic deu início à segunda fase da turnê de lançamento do #livroddb, como é conhecido nas redes sociais. Importante dizer que a primeira fase foi um sucesso tão grande Brasil a fora, que não teve jeito, se não dar uma esticadinha no itinerário. Além disso, o livro permaneceu por semanas nas listas de mais vendidos dos país.

E, pasmem: a primeira edição internacional já foi lançada em Portugal, pela Editora Arena, selo da Penguin Random House Portugal, sob o título Bonita Todos os Dias: Um guia de maquilhagem para a vida real (dá uma olhadinha na capa na foto aqui ao lado <-- span="">



Agenda de eventos de lançamentos do #livroddb

E nesse meio tempo corrido, entre vida de blogueira, editora de beleza da Vogue, jornalista e agora autora, a Vic Ceridono conseguiu um tempinho para responder algumas perguntas sobre livros e maquiagem. O resultado? Uma bate-papo leve, divertido e espontâneo, do jeitinho dela; e que vocês podem conferir na íntegra logo abaixo! :)

No Mundo Editorial - Pelos seus posts nas redes sociais, ficou claro que publicar um livro era um sonho seu. Então, como surgiu a ideia do livro? Partiu de você ou a editora fez o convite? Como foi este processo?
Vic Ceridono - A Editora Paralela [Grupo Companhia das Letras] que me procurou. Eu sempre tive esse desejo, mas não achava que era a hora, que eu tinha tempo... Mas claro que quando você recebe uma proposta de uma editora tão incrível não existe falar não hehehe! 

NOME - Sobre o formato e conteúdo, conte um pouco sobre o que o livro traz ao leitor: vai além do blog, com novidades ou é um compilado dos melhores posts?
VC - Tem muita coisa que eu já falei no blog ao longo desses oito anos, mas é tão diferente o formato que acredito que as leitoras vão gostar! É muito mais organizado, é realmente um guia - no blog as dicas podem estar soltas em posts diferentes e não é tão fácil de consultar. A vantagem do livro é que ele está sempre ali, à mão. 

NOME - Como foi o processo de escrita e elaboração do livro?
VC - Foi uma aventura, porque minhas outras coisas não pararam! Houve período de pesquisa, de escrever, de revisar - tive uma jornalista ajudando, a Tati Forato, e a minha editora, a Quezia, que também é super participativa.
Foi ótimo porque você tem tantas dúvidas no processo, se isso é relevante ou não, se vai ajudar ou não, ter pessoas para debater é fundamental.
Houve o período de montar moodboards para mostrar o que eu imaginava para o projeto gráfico e para as fotos, a sessão de fotos, a aplicação dos textos, as outras revisões...
É realmente muito trabalho e eu me envolvi bastante!
Aí depois que o livro fica pronto começa toda uma nova etapa de organizar o tour, os eventos... Uma experiência totalmente incrível no geral!

NOME - Você acha que o livro é focado apenas nos seus milhares de seguidores on-line, ou é também para quem nunca ouviu falar do ‘Dia de Beaute’? Mais ainda, você acha que a mulher que nunca se preocupou muito com beleza e maquiagem pode encontrar dicas úteis em seu livro?
Espero que sim! Definitivamente pensei nas minhas leitoras ao escrever, mas o desejo é que o livro alcance pessoas que não conhecem o blog e, acima de tudo, que não se interessam por maquiagem, mas podem tirar proveito de alguma dica.

NOME - O livro reúne dicas de beleza e maquiagem para a mulher moderna. Aonde você encontra inspirações para essas dicas?
Na vida! Na minha, das minhas amigas, da troca com as leitoras, do trabalho na Vogue, nas viagens, na internet... 

NOME - O mercado editorial brasileiro vive um momento de trazer o on-line para a versão impressa. Diversos blogueiros foram convidados a escreverem livros. Foi uma percepção interessante dos editores a fim de atrair a atenção dos jovens para a leitura de livros.
Você acredita que o seu livro substitui o blog, ou vice-versa; ou acredita que são formatos diferentes e complementares?
VC - De jeito nenhum! Formatos totalmente diferentes e muito complementares - isso que falei de "organizar" o conteúdo do blog, de ser uma fonte mais fácil de pesquisa, só isso já justifica.
Fora que acho que a experiência de ler um livro e ler um blog é diferente, e é muito legal poder oferecer essas duas coisas. 

NOME - Na sua opinião, qual a importância dos livros na vida das pessoas? 
VC - Ah livros tem uma importância enorme... Eles trazem um mundo, cada livro é um mundo, e isso é algo incrível.

NOME – E você... é uma leitora assídua? Gosta de ler quais tipos de livros?
VC - Eterna fã de Harry Potter!
Para ser sincera me chateia o fato de meu último ano ter sido tão insano que não consegui ler nada... Nem as revistas que preciso ler ando conseguindo!!
Mas também sou muito fã de livros de culinária, que foram inclusive uma grande inspiração visual para o meu próprio livro.

NOME – O que você diria às leitoras de seu livro?
VC - Espero que o livro do Dia de Beauté deixe os dias das leitoras ainda mais lindos!!  


Nenhum comentário :

Postar um comentário