Mostrando postagens com marcador Twitter. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Twitter. Mostrar todas as postagens

10 de abr. de 2012

O dia em que uma editora liderou os tópicos mais comentados no Twitter

Hoje a Companhia das Letras chegou as 30 mil seguidores em seu Twitter oficial: @cialetras. 

Para comemorar o feito, a editora lançou uma promoção para sortear 30 livros ao longo do dia, sendo 3 livros por hora, das 11h às 20h. 


Os participantes devem tuitar o seguinte modelo de frase:  Eu quero ler (título de um livro da editora). 

A promoção era tão boa, que até eu participei (nunca participo de promos de editoras e afins). Mas realmente pretendo ganhar Festa no Covil ou Noah Foge de Casa. Mas eu nunca ganho nada rsrs!

O fato é que a promoção ganhou tamanha dimensão, que em menos de uma hora, a hashtag #cialetras30mil já era líder dos trends topics do Twitter Brasil. 



E não é todo dia que vemos uma editora, ou livros, ou qualquer coisa ligada ao mundo editorial liderando tópicos no Twitter, não é mesmo? 

É um case a ser estudado pelos universitários, professores de editoração e marketing editorial e também pelas outras editoras. 

Esse post me levará a um outro, muito em breve, sobre o papel dos social medias em editoras. Porque comandar redes sociais, é muito mais do que dar RTs em posts de elogios. 

Por isso, deixo meus sinceros parabéns à Companhia das Letras e a toda equipe do departamento de divulgação, em especial à Diana Passy, que lidera isso como poucos! Rumo aos #cialetras50mil! :)

7 de mar. de 2012

As arrobas mais incríveis do mundo editorial


Quando eu era mais nova, sempre achava muito estranho que algumas (muitas) pessoas ficavam nos chats das salas de bate-papo, como as do UOL, por exemplo. Afinal, qual era o sentido de tratar como amigo um desconhecido?
Relacionamentos online, então, nem se fale!

Mas daí eu cresci. E, apesar de continuar longe das salas de bate-papos, eu sou uma das pessoas mais conectadas que eu conheço, e não tenho o menor pudor em assumir isso. Afinal, a vida virtual me rendeu excelentes contatos, brilhantes resultados profissionais (e pessoais) e grandes amizades. SIM, eu disse A-M-I-Z-A-D-E-S, no mais completo sentido da palavra.

Desde que comecei a levar o blog a sério (entendam como quiserem o "a sério", rs), não param de surgir pessoas incríveis, especialmente do Mundo Editorial, que se tornaram companheiras e parceiras em diversas ocasiões.

A vida virtual nos proporciona o encontro de afinidades e a distância dos desinteresses. Ter centenas de seguidores no Twitter ou no Tumblr, diversos amigos no Facebook, contatos no Pinterest, coworkers no LinkedIn, seguidores no Google+ e tudo isso, significa uma grande responsabilidade no universo das mídias sociais. Afinal, alguém realmente se interessa e participa ativamente do seu dia a dia, da sua rotina.


A Internet me proporciona, sem dúvida alguma, grandes oportunidades. Não existe nada mais exótico do que ser parada na rua por alguém que pergunta: "Ei, você não é a [ARROBA] @ta_camargo, do No Mundo Editorial??"

Confesso que, na primeira vez, estranhei. Mas hoje, perguntas como essa soam natural e fazem parte da vida, assim como alguns arrobas incríveis que também conheci por aí e que são quase íntimos em minha vida. Arrobinhas, esses lindos e especiais, que compartilham um pouco do mundo editorial, ajudando, acrescentando, compartilhando informações comigo e que faço questão de dividir com vocês: 


@fracky, @meninadabahia, @jandra, @vendedordelivros, @viciadosemlivros, @casmurros, @julhama, @juju_gomes, @dianapassy, @giualonso, @_hille, @ricardo_costa, @raqcozer, , @_jag, @juninhooo, @danilo_livros, @ribeirolaila, @jmunizjr, @carrenho, @guilhermekroll, @mariliaschaves, @adriana_giglio, @pri_brauner, @cassiusmedauar, @T_Hururahy, @raqtoledo, @iris_figueiredo, _felipe_brandao, @kehcamila, @raqbotelho, @Talzze, @lucadisena

... e muitos outros que, assim como estes, conheço alguns pessoalmente e outros, por ora, só na amizade virtual, que é tão sincera quanto!



P.S.: É muito minha cara esquecer de algum arrobinha especial nessa relação, mas tenha a certeza de que não é nada pessoal... é só pq eu sou esquecida mesmo. Mas esse coração virtual aqui é maior que o coração de mãe, tá seusbonitos?? S2

21 de jun. de 2011

O papel dos blogs literários



Durante a Festa de 1 ano do Blog da Companhia, os blogueiros literários convidados (Raquel Cozer, do blog A biblioteca de Raquel, do Estadão; Sergio Rodrigues, do blog Todo Prosa, da Veja; e Flávio Moura, do blog do Instituto Moreira Sales), mediados pelo editor André Conti, colocaram em pauta um série de questões sobre os blogs literários e a literatura. 

Muitas coisas foram ditas, mas em linhas gerais, ficou claro que os logs não interferem de maneira direta na construção da literatura. Eles apenas aproximaram uma geração de escritores de uma geração de leitores. Principalmente porque a maioria dos blogs usa um tom pessoal para falar com o leitor, a primeira pessoa mesmo. Isso não só une, como aproxima o leitor do autor. 

Blogs não existem para serem webpages institucionais. Eles nasceram, justamente, para romper com essas barrerias que distanciam quem produz literatura, de quem a lê. Por isso, o papel de um editor do blog (e esse editor pode ser você mesmo, se tiver senso crítico para isso), é de extrema importância. Um editor serve para dar cara ao blog, torná-lo personalizado, e com a linguagem ideal para seu público leitor. Afinal, as redes sociais não vivem sem conteúdo e é necessário alimentar os blogs de informações relevantes o tempo todo. A questão da velocidade efêmera é quase assustadora (fique um dia inteiro sem tuitar nada e veja quantos seguidores você perde...). Uma dica boa dos blogueiros convidados no debate, é seguir blogs literários estrangeiros, para aprender com a experiência alheia. 

É bom lembrar que a internet é um ambiente hostil e cheio de riscos. Mas a participação do outro é essencial para construir um bom blog literário: não permitir comentários em posts, ou recusar todas as críticas, pode ser um tiro pela culatra. Cuidado! 

Hoje em dia, há uma inversão e mistura de papéis: o autor também é blogueiro, que também é crítico, que também é leitor... Todo mundo é um pouco de tudo. Não existem mais autoridades na internet. Num país como o Brasil, onde há pouco acesso à boa educação, os livros são caros, os cadernos de cultura são eletizados, a Academia é muito restrita... A internet torna-se a moderadora que leva o saber cultural para todos.

Isto posto, eu gostaria de abrir um debate com vcs, leitores: 

Qual a importância blog literário na visão de vocês? 

31 de mai. de 2011

A festa de 1 ano do Blog da Companhia das Letras

O Blog da Companhia nasceu numa mudança muito grande dentro da própria Companhia das Letras. Antes, a editora seguia a política de que, falar com os leitores era papel da livraria e não da editora. Mas o mundo mudou e as redes sociais tornaram essa relação muito mais próxima. A Companhia não podia ficar de fora. Assim, nasceu o Blog da Companhia, com o principal objetivo de não ser uma página instutucional, mas sim de paroximar leitor, editora e autor.

Na 3a. feira, 24/05/11, o Blog da Companhia comemorou seu primeiro ano de vida. E como não poderia deixar de ser, foi tudo em grande estilo. O evento fez parte de uma série de comemorações dos 25 anos da Companhia das Letras (post futuro, é claro!)

A festa, aberta ao público (sacada sensacional, diga-se de passagem) foi no Espaço Mais, na Vila Madalena, bairro com fama de 'cult', em São Paulo. Num clima extremamente agradável e quase familiar, a Companhia das Letras recebeu seus colunistas,  convidados e visitantes para um debate sobre o papel dos Blogs Literários, cada vez mais presentes no mundo online. Para recepcionar os convidados, a festa teve gosto brasileiro: barquinhas de tapioca, pão de queijo e cerveja; unidos ao bom samba-jazz, davam um tempero especial ao clima de espera. Antes mesmo de o debate começar, era possível perceber a mistura do mundo digital, com o universo literário. Afinal, a timeline do Twitter já estava repleta de posts a respeito do evento.

Nós, os convidados, estávamos em casa! (E tinha como não estar? Foi só aparecer por ali, que a Elisa, editora da Companhia, veio conversar comigo: "Você é a filha do Ivo, né? Você é igual a ele, muito fácil de reconhecer! - Tem como não amar isso? rs!)
 

A melhor parte do evento foi dar cara a esses colunistas do Blog da Companhia, pessoas que acompanho semanalmente, e de quem já sou capaz de identificar os textos, as caracteríticas de escrita e com quem já crio alguma relação ainda não especificada. O fato é que, de uma maneira ou de outra, esses colunistas fazem parte do meu dia a dia, da minha semana e do meu universo de blogueira e literário.

Público assistindo o debate sobre Blogs Literários.


Estavam ali presentes o André Conti (que era também o mediador do debate), a Carol Bensimon (a @juju_gomes e a @julhama não resistiram à tietagem ao ver a autora sentada ao lado delas, rs), o Erico Assis (que sentou do meu ladinho e eu tive que me controlar), a Júlia Moritz Schwarcz (que quase recebeu um abracinho meu, porque quem é editora das Letrinhas merece muitos abraços), o Luiz Schwarcz (que é o dono da editora e que vocês estão cansados de saber o quanto eu admiro) e o Michel Laub (que também tive que me controlar pra não correr pro abracinho, rs).

Outra coisa que fez esse encontro ser especial, foi a transmissão ao vivo. Isso mesmo, stream em tempo real do debate com os blogueiros literários convidados. E se vc perdeu a festa, pode conferir o vídeo AQUI.

O debate com os blogueiros literários convidados contou com a presença de Raquel Cozer, do blog A biblioteca de Raquel, do Estadão; Sergio Rodrigues, do blog Todo Prosa, da Veja; e Flávio Moura, do blog do Instituto Moreira Sales. Mediada pelo editor da Companhia das Letras, André Conti, a discussão foi desde o fim do livro impreso (ai, de novo! rs), até o papel dos blogs literários na formação de opinião de construção ou não de novos leitores e escritores. A única coisa que deixou um pouco a desejar, foi a prticipação do público: estava cheio de blogueiros por lá e as perguntas foram bem poucas! Uma pena! 

Flavio Moura, Sergio Rodrigues, André Conti e Raquel Cozer


Mas farei um post em breve tratando apenas das questões debatidas, porque vale muito a pena! 

Como tudo que a Companhia das Letras faz, o evento foi impecável. Parabéns à editora e, em especial, à Diana Passy, responsável por este trabalho incrível que a editora faz com suas redes sociais. 


Blogueiros reunidos: @casmurros, @julhama, @juju_gomes, @ta_camargo e @dianapassy


--
Veja mais fotos do evento AQUI.

6 de fev. de 2011

PARCERIA, uma via de mão dupla.

Muitos de vocês já devem estar a par da polêmica que começou com o Blog Lendo e Comentando, que fez um protesto online contra uma editora parceira do blog, cujo nome não foi divulgado, que o repreendeu por ter feito comentários negativos à uma de suas obras, cujo nome também não foi citado.
O problema ganhou dimensões grandes demais e, aproveitando a oportunidade, resolvi abrir espaço para a discussão entre blogueiros literários e editoras

Todo mundo sabe do carinho sem tamanho que tenho por esses blogueiros, que desde que comecei a implantar parcerias na Lua de Papel, quando ainda trabalhava lá, me ajudaram e me ensinaram como funcionavam os processos, as resenhas, os brindes, as promoções e tudo mais que envolve esse mundo. Hoje, trabalhando na Universo dos Livros, não sou mais a responsável por isso e, assim sendo, sinto mais liberdade em falar a respeito, já que conheço bem os dois lados da moeda (sim, eu tb sou blogueira, não se esqueçam!)

Acho que um bom começo é relembrar o significado da palavra PARCERIA, que, segundo definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é um substantivo feminino, que significa "Reunião de indivíduos para alcançar um OBJETIVO COMUM; COMPANHIA, SOCIEDADE". 

Ou seja, se a blogosfera tem interesse em receber exemplares gratuitos, a fim de lê-los e divulgá-los, acho que é no mínimo de bom tom que o blog tenha respeito e consideração para com a editora que lhe forneceu o exemplar nos termos de PARCEIRA. Afinal, a editora tem todo o interesse de que seja feita uma divulgação positiva do seu produto, não é mesmo? 



Nenhum leitor é obrigado a GOSTAR de tudo que uma editora publica. O NÃO GOSTAR faz parte e acreditem, nem nós, que trabalhamos publicando estes livros todos os dias, gostamos de tudo que fazemos. Mas fazemos. Fazemos e RESPEITAMOS o nome da instituição onde trabalhamos. Isso não nos obriga a fazer propaganda favorável ao livro que não recomendaríamos leituras, mas em hípotese alguma seria sensato fazer campanhas negativas, né?

Pois o mesmo acontece com vcs, blogueiros!
Se não gostam de um livro, por este ou aquele motivo, ok! Sem problemas! De verdade! Vcs estão no direito de vocês! Porém, daí a publicarem resenhas que degrinem a imagem do livro, ou que falem mal dos autores, ou que usem de termos baixos para falar do livro... Bom, aqui o meu lado editora vai ter que falar mais alto! Cadê o bom senso, pessoal??

Uma dica: Quando receberem livros que não gostarem, conversem na boa com a pessoa responsável, explicando que o livro não lhe agradou, e então, prefere simplesmente não falar NADA  a respeito do mesmo. Que tal? Parece muito mais honesto e justo, não é mesmo? 

É importantíssimo lembrar, também, que NENHUMA editora tem obrigação de DAR nada a NINGUÉM. Editoras são empresas, vivem do lucro e não de filantropia. Por isso, quando as editoras decidem firmar PARCERIAS com os blogs, elas têm o interesse da BOA DIVULGAÇÃO do seu produto SIM, sem o menor problema em assumir isso.

BLOGUEIROS queridos! Vocês têm que entender que PARCERIA É UMA VIA DE MÃO DUPLA. As editoras não podem fazer todos os caprichos de vocês sem querer nada em troca. E elas não são vilãs por desejarem a boa publicidade de seus produtos, não. 

Além do mais, atitudes como a citada no início do texto, só vão levar às editoras a se defenderem de possíveis problemas com blogs, dificultando cada vez mais as parcerias e, quem sabe até, tornando-as processos burocráticos, com contratos e cláusulas a serem seguidas por ambas as partes, a fim de formalizar o que hoje é entendido como um acordo de cavalheiros. Adivinha só quem seriam os maiores prejudicados dessa história toda?

Aqui ninguém é mocinho e nem bandido: ambos os lados têm interesses claros e definidos. Então, que tal colocar a cabeça no lugar, pensar com calma, e não querer gerar uma guerra de poderes? Um conselho: A probabilidade de as editoras acabarem ou fecharem as portas porque um ou outro blog está insatisfeito com isso ou com aquilo, é mínimo. 

Quanto a vocês, EDITORAS... Bom, acho que vale repensar toda essa estrutura de blogs e parcerias, né? Ser parceiro de quem? Por que? Como? Acho válido ficar atento e não sair assumindo parcerias com qualquer blog, de qualquer maneira, visando apenas a maior divulgação gratuita. Cuidado! O preço pode ser caro!! Tenham o cuidado de analisar os pedidos, de esclarecer os termos, as regras... Façam o trabalho com o mesmo carinho e atenção que a maioria dos blogs deposita nos livros de vocês. É uma troca nada mais justa, né?

Então, que tal levar de maneira literal a definição de PARCEIRA e começarmos a trabalhar como uma equipe unida, em prol do bem da leitura deste país?

Pensem nisso!



OBS1: Este post não tem a menor intenção em falar bem ou mal do blog Lendo e Comentando, muito menos de seu autor. Mencionei o mesmo porque foi o pivô da discussão e achei pertinente usá-lo como exemplo. Soube há pouco que o Blog saiu do ar e não tenho conhecimento do porquê isso aconteceu.

OBS2: O post não sugere, em momento algum, que os leitores omitam ou mintam sobre sua real opinião sobre os livros e as editoras. Sugere claramente, apenas, que se use o bom senso na hora de firmar parcerias.

OBS3: Percebi, com os comments, que há uma confusão entre "ser blogueiro" e "ser jornalista". Não desmereço nenhum e nem outro, mas há uma diferença clara para mim, que tratarei num outro post futuro.

5 de fev. de 2011

Assistentes editoriais, uni-vos!

Desde que comecei a trabalhar em editoras e, principalmente, desde que passei a ter mais contato com o pessoal dos blogs literários, sempre recebo e-mails e mensagens dizendo que meu trabalho era um sonho para qualquer pessoa! 

Bom, eu não tenho como negar: eu simplesmente AMO o meu trabalho. De verdade! Mas daí a ser um sonho... Se você está achando esse trabalho todo uma maravilha e está morrendo de inveja... Sinto informa-lhes, mas o mundo real não é tão bonito assim! 

Quem trabalha no meio editorial sabe da importância que as ASSISTENTES EDITORIAIS têm no processo de produção de um livro. Não falo isso só porque sou uma assistente, não! Falo porque sou justa e realista!


Assistente editorial, na teoria do seu job description, tem por obrigação cuidar de todo o processo de produção: receber originais, enviar à tradução, checar a tradução; enviar à preparação e aceitar ou não as interferências dos Santos Proeparadores; encaminhar para a primeira revisão e aceitar ou não as marcas; encaminhar à diagramação e aprovar texto diagramado; encaminhar à segunda revisão e bater emendas; por fim, encaminhar à última revisão e bater emendas finais. 
Tudo isso incluindo todo o processo de contratação de colaboradores, negociação sofrida com os tradicionais  preços baixíssimos e prazos apertados. Lembrando que cada assistente, dependendo da editora, trabalha, em média, com o mínimo de TRÊS livros POR MÊS, que devem ser devidamente lidos por ela pelo menos uma vez ao longo desse processo. 

A vida de assistente editorial é muito mais sofrida do que parece. Porque, além do trabalho pelo qual somos contratadas a fazer (e está devidamente descrito acima), temos que lidar com uma série de assuntos que não deveriam nos pertencer, mas que como ninguém mais resolve, adivinha só para quem sobra? Assuntos diversos, tipo os contratos de copyrights e de autores nacionais; com as (malditas) invoices e os atrasos de pagamentos do departamento financeiro (o que, naturalmente, atrapalha todo o nosso prazo); com os erros e atrasos de colaboradores (que são, sem dúvida, nossos melhores amigos nessa jornada); com as notas fiscais e pagamentos dos mesmos, que aliás, também são, geralmente, atrasados pelo financeiro; com os leitores enlouquecidos que ligam pedindo o próximo volume deste livro da série X, ou pelo lançamento do livro Y (isso quando não ligam nos ameaçando, caso não enviemos exemplares gratuitos!); com os programas de computadores tão antigos que dá vontade de chorar; ou com a falta de programas, que parecem supérfulos, mas que fazem toda a diferença. Fora isso, tem as redes sociais, os blogs literários e, é claro, os nossos editores, nossos grandes mestres que nos põe loucas, mas de quem não conseguimos viver longe! 

Recentemente, com o intuito de desabafar a respeito das coisas que SÓ acontecem com nós, assistentes editoriais, criaram o Twitter anônimo: TIPOS DE ASSISTENTE



Esse perfil simplesmente diz TUDO o que nós gostaríamos de dizer e compartilha todas as situações biazarras que só uma assistente vivencia! As minhas 10 preferidas, até agora, são: 

- "Assistente que recebe e-mail de colega falando pra por título em "Caixa-abaixa" e quase desmaia de incredulidade."

- "Assistente que passa horas extravasando bobagem com as amigas – assistentes – na internet."

- "Assistente que recebe cobrança furiosa de agente por adiantamento e patada do financeiro porque a editora não tem grana."

- "Assistente que tem o houaiss online nos favoritos (inclusive no computador pessoal)."

- "Assistente que nunca mais conseguiu ler um livro do mesmo jeito."

- "Assistente que tem que ouvir que o tradutor atrasou porque o cachorro dele ficou doente e os filhos (adultos) ficaram muito deprimidos."

- "Assistente q lida c/ designers c/ condições estapafurdias: 'ñ uso caixa alta', 'nem cor X', 'vou te poupar de ver a versão q vc mesma pediu'."

- "Assistente que recebe tradução com parágrafos totalmente inventados pelo tradutor, fica neurótica e checa a tradução linha por linha EM CASA."

- "Assistente que pensa em suicídio enquanto ouve monólogo de autor sobre o "conceito do livro" pelo telefone."

- "Assistente que descobre novas regras da empresa ou mudanças em suas tarefas ouvindo discussões no corredor."


ATENÇÃO PESSOAL! Todas as situações acima descritas seriam lindamente engraçadas, caso não tivessem ocorrido com alguma assistente, algum dia na vida! Assim, elas tornam-se tristemente divertidas! 
Acessem e sigam o TIPO DE ASSISTENTE e tenho certeza de que vão se divertir muito com as histórias do dia-a-dia do medio editorial!!

3 de nov. de 2010

RESULTADO DA PROMOÇÃO "QUERO BRINDES DO PARQUE DO HARRY POTTER"

A PROMOÇÃO "QUERO BRINDES DO PARQUE DO HARRY POTTER" encerrou ontem, no dia 02/11, às 23:59.

O sorteio foi realizado pelo site: http://twitrand.com/ e o resultado pode ser acessado AQUI.
E a vencedora foi a @SraAliceJones.

PARABÉNS!!!

Por favor, encaminhe os dados (nome e endereço completo) para talbertocamargo@gmail.com.

Obrigada a todos pela participação!

E aguardem novas promoções do Blog!!


2 de nov. de 2010

[Dica de outras boas leituras] NÓS

Porque a querida amiga de Twitter @juju_gomes já me entendeu, mesmo que virtualmente, e sabe o quanto valorizo (e vou precisar!!) da boa ajuda e influência de um excelente ILUSTRADOR!

Por isso, a dica da vez é o vídeo do grande MARCO NICK!

 Cliquem no LINK e lembrem-se...

"As lembranças são como pequenos nós. E a saudade? 

É aquela vontade de desatá-los."

 

24 de out. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Doe um livro você também!!

Ano passado postei aqui sobre a campanha Doe um livro no Natal, que deu TÃO certo, que os organizadores mantiveram a campanha no formato do site Doe Um Livro, que visa arrecadar livros para escolas públicas e bibliotecas de todo o país.



E, agora, volto a falar deles porque, além de acreditar que essa campanha é incrivelmente boa, eles trazem algumas novidades que vale a pena serem comentadas, como, por exemplo, o TWIBBON #doeumlivro. Isso mesmo! Agora você também pode adicionar em seu avatar do Twitter o suporte à causa! Basta acessar AQUI e conectar com sua conta no Twitter. Até o momento, já são 375 usuários com o Twibbon.

Outra novidade do blog é o link para seguir a causa no Facebook. Já são mais de 291 seguidores. Siga você também e ajude a divulgar essa camapnha!! É só clicar AQUI.

Ajudem a divulgar essa ideia! E façam como o No Mundo Editorial e adicionem o banner de suporte à campanha nos blogs e websites de vocês, através do endereço: 

Nascida de maneira informal, apenas a título de conscientização, como uma mobilização, foi lançada no Twitter à idéia de incentivar os internautas a doarem livros no Natal. A proposta teve uma receptividade tão avassaladora que evoluiu para um projeto consistente e objetivo, com vias a coordenar e organizar as adesões e coletas de livros em todo o país. Muitos postos de coleta foram disponibilizados e os livros começaram a surgir de forma surpreendente e em grande quantidade. A campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do Twitter e, desde então, tem sido incentivada por vários artistas ou pessoas que trabalhem na mídia como: Maria Rita, Serginho Groisman, Paulo Coelho, Willian Bonner, dentre outros. Objetivos: O objetivo central e realizar a coleta do maior número possível de livros de literatura (livros didáticos estão fora da campanha) para distribuir entre comunidades carentes, bibliotecas públicas e bibliotecas de escolas.

18 de out. de 2010

[Novidade no ar] Companhia das Letras comemora os 10 mil seguidores no Twitter com promoção imperdível!

Atenção senhoras e senhores seguidores compulsivos de editoras no Twitter: A Editora Companhia das Letras chegou aos 10 mil seguidores e, em comemoração, vai sortear 1 LIVRO POR HORA, até às 19hs. Mas fiquem atentos! Essa promoção incrível só é válida para HOJE, 18 de outubro de 2010.

": Companhia das Letras - Sortearemos um livro por hora, até as 19h, em comemoração por termos alcançado 10 mil seguidores!"



Para participar é simples! Basta seguir a editora no Twitter e, depois, twittar:

#cialetras10mil Eu quero ler + o nome do livro escolhido!



Ainda não segue a Companhia das Letras no Twitter?? Clique AQUI e dê um FOLLOW neles! Além da promoção de hoje, é uma das maiores editoras do país, com títulos muito bons e sempre com novidades no mercado! Vale a pena!!

Participem e boa sorte!! 

E PARABÉNS à editora, que merece essa conquista com mérito pela qualidade impecável de seu trabalho!

11 de out. de 2010

PROMOÇÃO "QUERO BRINDES DO PARQUE DO HARRY POTTER"

Já lera o post The Wizarding World of Harry Potter, sobre minha visita a este parque incrível? Passem por lá, comentem, visitem o álbum de fotos e participem de promoção abaixo!

Quem quer gahar 1 marcador de livros do Harry Potter + 1 imã de geladeira da Edwiges??




Para participar:
Tem que ser seguidor do blog (só clicar em ‘seguir’ ali no lado direito no Google Friend Connect), ser seguidor do Twitters @ta_camargo
Depois é só enviar o seguinte tweet:
#PROMOÇÃO Quero ganhar brindes do parque do Harry Potter que a @ta_camargo do Blog No Mundo Editorial está sorteando http://goo.gl/01Dv

Regulamento:
- O concurso cultural é valido apenas no Brasil;
- É necessário ser seguidor dos twitters @ta_camargo;
- Valido do dia 12 de outubro de 2010 até às 23h59 do dia 02 de novembro de 2010;
- Cada participante poderá enviar quantos tweets e Retweets quiser, porém com o intervalo de 1 hora a cada tweet;
- A premiação será em forma de sorteio;
- Os vencedores serão anunciados no dia 03 de novembro de 2010.
- O envio do prêmio será enviado pelos Correios, em até 30 dias da data do sorteio, perante o envio dos dados completos do vencedor para o e-mail talbertocamargo@gmail.com





Boa sorte!! ;)

14 de set. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] Literalmente SOBRE livros

Mais uma dica senssacional que recebi via Twitter, dessa vez da querida @guiadeviagens, que sempre me manda excelentes dicas para viagens ao redor do mundo inteiro!




Vejam que bacana o post que ela me deixou AQUI!


Uma biblioteca onde a recepcao eh LITERALMENTE construida de livros.


Demais essa ideia, nao eh mesmo?

13 de set. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Clique LIKE nessa ideia e veja o Brasil vencer o analfabetismo.

E ca estou, bem ausente dos posts diarios do blog. Porem, hoje recebi  uma dica especial no Twitter que decidi dividir com voces e ajudar na divulgacao! 

So eh valida para quem tem conta no Facebook (e quem ainda nao tem eu recomendo faze-lo imediatamente, pois eh, sem duvida, uma potencia nas midias sociais, com diversas informacoes e contatos bastante uteis!!) 


Cliquem AQUI, acessem o link e cliquem no botao "LIKE", deixando sua mensagem de colaboracao e, automaticamente, publicando-a em seu mural e ja ajudando na divulgacao do projeto que visa acabar com o analfabetismo no Brasil.


Participe voce tambem!! 




P.S.: Muito obrigada ao @jotalimeira, que me enviou o Tweet com essa dica maravilhosa! 

29 de ago. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] O mundo editorial nas mídias sociais

Em matéria publicada no PublishNews do dia 26 de agosto, notamos mais uma vez a importância das mídias sociais nos meios de comunicação de qualquer empresa, incluindo as editoras. A Cosac Naify ultrapssou os 10 mil seguidores no Twitter, ficando logo atrás da Intrínseca

É muito interessante notar que as duas editoras não publicam livros do mesmo estilo e, portanto, não têm o mesmo público alvo. Isso mostra a diversidade do target da internet. E, como sempre digo, vale a pena investir tempo, dinheiro e dedicação num bom trabalho de relacionamento com as redes sociais. 
Segue leitura abaixo.



Cosac Naify já tem mais de 10 mil seguidores no Twitter

Hoje, ela está em segundo lugar entre as editoras mais seguidas

A Instrínseca não está mais sozinha na liderança do Twitter. Ontem (25), a Cosac Naify viu sua lista alcançar 10 mil seguidores (hoje, já tem 10.061). Importante canal de relacionamento com os leitores dos livros que edita, é lá, também, que ela avisa dos lançamentos, indica cursos, palestras e prêmios, informa sobre as promoções e sobre os novos textos publicados no blog e faz cobertura on-line dos eventos que têm a participação de seus autores. A Intrínseca, por sua vez, é bastante ativa nas promoções e suas novidades são acompanhadas por 10.629 pessoas. Isso sem contar que é ela a editora das séries Crepúsculo e Percy Jackson, o que por si só explica a legião de seguidores.

17 de ago. de 2010

[NOVIDADE NO AR] Manifestação do humor na Av. Paulista - A LeYa Cult chegou!

 

LeYa Brasil ganha um novo braço para conquistar o mercado pop: LeYa Cult
Selo lançará livros de quadrinhos, cinema, tv, pockets de humor e graphic novels, em parceria com a EDITORA BARBA NEGRA
  
Livros pop, com propostas inéditas. Esta é a missão da LeYa Cult, novo selo que a editora LeYa Brasil apresenta durante a 21ª Bienal do Livro de São Paulo – fruto de uma parceria entre a holding portuguesa e a editora Barba Negra.
A LeYa Cult chega ao mercado editorial brasileiro para preencher a lacuna existente na publicação de literatura jovem de qualidade e conteúdos ligados ao mundo contemporâneo, interativo e unificado.

 
O novo selo tem como publisher Mariana Rolier, que também é Publisher dos autores internacionais do selo LeYa. Os sócios da Editora Barba Negra são S. Lobo, roteirista e editor de quadrinhos, e o ilustrador e designer gráfico Christiano Menezes, diretor do escritório de design Retina 78. Os três se unem para publicar o melhor dos quadrinhos nacionais e estrangeiros e também livros que possuem como base a cultura pop. Os projetos buscam um público extremamente diferenciado e antenado com as novas possibilidades. 
Para marcar o início da parceria, LeYa Cult e Barba Negra lançam os quatro primeiros títulos de seu catálogo:  
  •   “O Relatório OTA do Sexo”, do cartunista Ota (ex-editor da versão brasileira da revista Mad); “Mundinho Animal”, do cartunista Arnaldo Branco;  
  •  “Vó”, hoje publicado diariamente na Folha de S. Paulo, de Jean Galvão;  
  •  “@Na_Kombi”, o primeiro livro de perfil coletivo de humor no Twitter, de autoria de Ulisses Matos e Silvio Lach. 
 
Ficha Técnica
Formato: 12 X 16cm – 4 cores
Páginas: 128
Preço de capa: R$12,90
Gênero: Humor

Sobre Mundinho Animal, de Arnaldo Branco
Um sarro com a classe artística. Assim Arnaldo Branco, cartunista carioca, define as tirinhas de Mundinho Animal, publicado originalmente no G1. Branco também é autor de personagens famosos como o Capitão Presença e Joe Pimp, além de colaborador da revista Tarja Preta. Atualmente publica no jornal O Globo e colabora como redator do Casseta & Planeta. twitter.com/arnaldobranco

@Na_Kombi é o primeiro perfil coletivo de humor no Twitter. A cada semana, Silvio Lach e Ulisses Mattos recebem convidados para criar frases cômicas com um tema específico: neuras, carnaval, fetiche, fim do mundo e etc. Com mais de 25 mil seguidores, o veículo vem conquistando cada vez mais elogios e contando com nomes consagrados do humor. Já pegaram carona @ronaldrios, @lapena (Hélio de La Peña) e @ocriador entre outros. 

@silviolach é publicitário, sócio da M Corporation e humorista; foi colunista de humor no Pasquim 21, do Jornal do Brasil, e criou o programa Hora do Blush, na rádio Paradiso. 
@Ulisses Mattos é sócio da M Corporation, humorista e jornalista. Escreveu para o site Cocadabom sob pseudônimo de Odisseu Kapyn, colabora no blog Papo Ereto (Interbarney), atua no coletivo A Mijada e faz stand-up comedy.

Vó, de Jean Galvão
Rir é o melhor remédio. Mas não para ela, que tem sua vida regrada por receitas, bulas e tarjas pretas. Uma vó solitária, cheia de fé, que divide seu tempo entre a igreja, os bordados, a vizinha e a saudade do falecido. Assim é “Vó”, de Jean Galvão, muito parecida com a sua. Jean já colaborou com a Veja, Folha de S. Paulo, Recreio, Jornal do Brasil e ganhou 3 prêmios Wladimir Herzog de Direitos Humanos.

O Relatório OTA do Sexo – Ota
Sim, existe vida pós-Mad! Depois de fazer a cabeça dos leitores da versão brasileira da famosa revista por três décadas, Ota retoma sua mais memorável criação numa série de pockets temáticos, onde colocou todos os seus antigos relatórios no liquidificador e misturou-os com temas atuais, fazendo uma salada de dar inveja ao pior dos chefs. Neste RELATÓRIO OTA DO SEXO, você vai aprender tudo que a humanidade viveu desde a primeira polêmica no Jardim do Éden até o Barraco de Sorocaba.


Sobre a Barba Negra
A Barba Negra foi criada em 2010, numa parceria entre o roteirista Sandro Lobo e o designer gráfico Christiano Menezes. Lobo foi editor da revista MOSH! Só Quadrinhos Roquenrou e da Editora Desiderata, onde lançou autores como Rafael Grampá, André Dahmer, Fabio Lyra, Allan Sieber entre outros. Christiano é um dos principais designers do meio editorial começou como ilustrador e designer de capas  para os principais artista nacionais como Tom Jobim, Elis Regina, o Rappa ente outros.



** Para maiores informações, favor entrarem em contato com a assessoria de imprensa Belém Com, pelo e-mail leya@belemcom.com.br


8 de ago. de 2010

CONCURSO CULTURAL - QUERO IR À BIENAL DO LIVRO EM SP PORQUE...

#queroirabienaldolivroporque...


Participe do concurso e concorra a 01 par de ingressos para a BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO





COMO PARTICIPAR:

- Os participantes devem ser seguidores do Blog No Mundo Editorial (Basta clicar em "seguir" no campo destinado a isso, ao lado direito da home);
- Os participantes devem ser seguidores da @ta_camargo no Twitter (Basta clicar no nick name e, quando for dirigido à página, clicar em "FOLLOW". É necessário ter uma conta no Twitter).
- Os participantes devem deixar um comentário neste post, assim como no Twitter, com a tag #queroirabienaldolivroporque... e completar a frase em até 140 caracteres.
- Podem deixar quantos posts e tweets quiserem.
- Não serão aceitos tweets complementares: têm de ser em até 140 caracteres.
- Os participantes devem ser residentes no Brasil.


- PRAZO: Serão aceitas as respostas enviadas no período 48hs, a contar de domingo, 08/08/2010, às 13hs; até 3a. feira, 10/08/2010, às 13hs.

- RESULTADO: O resultado será anunciado no Blog e no Twitter, até 4a. feira, 11/08/2010, ao meio-dia.

- PREMIAÇÃO: O critério de premiação será a frase mais criativa, a ser julgada pelo Blog. O vencedor receberá 01 par de convites - a ser enviado em até 48hs ao vencedor - para a Bienal do Livro de São Paulo, que será realiada de 12 a 22 de agosto, no Anhembi, em São Paulo;
- O vencedor deverá enviar um E-MAIL com nome completo, a frase vencedora, ID do Twitter e endereço para recebimento do prêmio.

- ATENÇÃO: O Blog se responsabiliza pelo envio do prêmio pelos Correios, porém, não se responsabiliza por hospedagem, transporte ou qualquer outra despesa.



PARTICIPEM E BOA SORTE!!!!