Mostrando postagens com marcador blogs literários. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blogs literários. Mostrar todas as postagens

13 de ago. de 2015

Você tem um blog literário e tem interesse em firmar parcerias com editoras? Então, este post é para você!

Caro colega blogueiro,

Estou retomando contatos de blogs literários que deixei parado há algum tempo.

Mas voltei para o mercado editorial no início deste ano e o meu grande projeto para este segundo semestre é conseguir reunir um novo mailing (ou atualizar o antigo, rs) de blogueiros literários, a fim de ajudar as editoras com as quais trabalho a fazerem um trabalho interessante e produtivo com o universo blogueiro.

Será que consigo??





Por isso, se você tem um blog literário e busca parceria com novas editoras, deixe um comentário neste post com as seguintes informações:

Sobre você:
Nome Completo*
E-mail de contato*
Apelido
Facebook
Twitter
Google+
Instagram
Snapchat
Youtube


Sobre o blog:
Nome*
Link*
Fanpage
Twitter
Instagram
Snapchat
Youtube

*Informações obrigatórias. O restante, obviamente, é opcional, rs!



Espero que vocês me ajudem!
Deixem seus dados nos comentários e compartilhem!! :)

4 de set. de 2012

Os blogs, as parcerias e o conteúdo jabá

A blogosfera toda acompanhou de pertinho o caso dos três blogs de moda e beleza que estão sendo acusados de fazerem posts pagos velados (não-explicitamente) sobre produtos da nova loja da Sephora, recém-inaugurada no Brasil. 



Se você é blogueiro e não sabe do que estou falando corra para fazer a lição de casa e se atualizar, porque não importa o conteúdo do blog, mas sim que, pela primeira vez, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investiga irregularidade na veiculação de publicidade em blogs. E mais: o órgão abriu processos contra cada um dos blogs para investigar a suspeita de propaganda velada nos posts. 

A suspeita se deu por conta da simultaneidade em que os posts foram publicados e, principalmente, a semelhança dos textos nos três posts. 

Segundo reportagem publicada na Folha de S. Paulo (29/08), a assessoria de imprensa do Conar explicou que  "blogs não podem tentar disfarçar ou fazer com que o consumidor não perceba que se trata de propaganda comercial". Ainda de acordo com a reportagem, o órgão também explicou que toda publicidade deve ser claramente identificada e percebida como tal pelo consumidor. 

E se você, leitor deste blog literário, está se perguntando o que temos a ver com os blogs de moda, é justamente aí que entra a explicação para este post. Afinal, a prática de parceria entre blogs literários e editoras é cada dia mais comum. Mas, como vimos acima, essa prática tem regras que devem ser seguidas. 

Eu, como toda boa blogueira que se preze, sou acima de tudo, leitora assídua de outros blogs de diversas áreas de interesse. Mas a lista de blogs literários que sigo é cada vez mais restrita. Isso porque é só ver o logo da editora na home do blog, que já sei que a resenha vai ser um jabá cheio de blábláblá enchendo o livro, o autor e a editora de elogios, mas esvaziando o leitor de conteúdo. 

O caso dos blogs de moda citado acima é um grito de alerta para que tanto as editoras quanto os blogs fiquem atentos ao simples fato que, mesmo não sendo pagos em dinheiro, os blogs estão sendo pagos com mercadoria (e sim, livros são uma forma de pagamento pela publicidade que os blogs geram, nem adianta vir com #mimimi). E não vejo mal nenhum nisso. Muito pelo contrário. Blogueiro também tem que comer, pagar contas e sustentar famílias. O mal está em não deixar isso claro para o leitor, que não pode ser ludibriado e nem tratado como um imbecil pelos blogueiros. 

Não dá mais para aguentar essa jabazeira de só elogiar os livros, as editoras, os autores. É impossível alguém sempre gostar de tudo. Isso, por si só, já é digno da perda de respeito e credibilidade. Se o blogueiro quer ter profissão regulamentada e ser levado a sério, deve lembrar que tem a obrigação de transmitir informações verdadeiras, com conteúdo agregado e jamais deve esquecer de citar suas fontes. 

Vale ficar atento porque o mercado está olhando para nós, blogueiros, como um potencial de conteúdo agregado e, portanto, os órgãos regulamentadores vão ficar cada vez mais antenados, exatamente como deve ser. 

Afinal, não se pode levar a sério quem não se leva a sério, né? O jeito é arregaçar as mangas e trabalhar duro para que o seu blog acrescente informações relevantes à vida dos leitores. 

#ficaadica, pessoal! 


Não sei o autor disso, mas olha: parabéns!! :)

-----
P.S.: Sobre o caso Sephora, em reportagem à Folha, a empresa negou as acusações, como já esperado. Para saber mais sobre o caso, vale visitar os sites da Folha, da Veja e da Istoé Dinheiro

30 de abr. de 2012

[Dicas de outras boas leituras] Vá se for ler!

No meio dessa blogosfera literária, é bem raro encontrar um blog que fale de livros, mas sem focar só em parcerias com editoras e resenhas literárias e promoções.
(Ei, calma! Isso não foi uma crítica aos blogs que se dedicam a isso. É só porque a maioria faz isso... rs)

Foi então que conheci o Vá se for ler! um blog que, assim como o No Mundo Editorial, fica antenado nas novidades do mercado editorial.



A equipe é composta por (como nós) apaixonados por livros!
Vamos conhecê-los?


Bárbara Menezes
Bárbara fez faculdade de jornalismo, mas desistiu da carreira. No jornalismo, a gente pesquisa, entrevista, corre atrás e... depois... escreve. E ela queria apenas escrever.
Trabalha como tradutora e escreve no blog sobre tradução, literatura e tradução de literatura.

Chris Menezes
Chris é publicitária, atuando como diretora de arte e redatora. Apaixonada por música, cinema, arquitetura, arte, viagens... e literatura e poesia. E cachorros.
Escreve no blog sobre tudo o que ama.

Cristina Casagrande
Cristina se formou em Jornalismo e Letras.
Elétrica e sonhadora, está sempre inventando projetos interessantes e chamando todos para vê-los. Agora, apaixonou-se por literatura infantil e escreve sobre isso aqui no blog.

Ricardo Barreiros
Ricardo se formou em Letras, mas queria mesmo é ter ido entrevistar o Bin Laden nas montanhas de Tora Bora.
Fascinado por História, Ciências Políticas, Militaria e Humanidades em geral, escreve no blog para provar que livro não é só literatura.

Vale a pena ficar ligados no que eles têm para nos contar! 
Sigam o blog no Twitter: @va_se_for_ler e fiquem ligados! 

24 de abr. de 2012

[Dica de outras boas leituras] Blogosfera Anti-Plágio

Há tempos que vejo e leio sobre plágios na blogosfera. E vale lembrar que plágio é crime.
Mas, para mim, acima de tudo, plágio é cara-de-pau. Ou incapacidade. Ou frustração.
E eu sempre me questiono por que alguém cria um blog, se não tem vontade escrever os próprios posts?
Uma coisa é indicar leituras, mencionar trechos com os devidos créditos e links de referência... Mas outra, BEM diferente, é se apropriar de um texto que não é seu.
E essa constante de plágio me preocupa num nível maior: se os blogueiros estão copiando textos, será que eles estão realmente lendo os livros?

Em meio a isso tudo, alguns blogs literários iniciaram uma campanha muito interessante e da qual vale a pena participar:





Para isso, criaram um BLOG, onde explicam o que é plágio, como manter o texto seguro, como detectar o plágio e, até mesmo, o que fazer em caso de ter plagiado e ter se arrependido.

No blog também há um espaço para os blogueiros a favor da campanha se cadastrarem, como uma espécie de assinatura digital contra o plágio.

Para participar da campanha é muito fácil: basta postar um texto em seu blog e, no dia 25/04, dê RT em qualquer uma das frases abaixo:


"Blogosfera Anti-Plágio bit.ly/antiplagio Faça parte desse protesto. #BlogosferaAntiPlagio"
"Dia da Blogosfera Literária Contra o Plágio: 25/04. Participe, divulgue! #BlogosferaAntiPlagio. bit.ly/antiplagio"

Usem a hashtag #BlogosferaAntiPlagio e ajudem a combater o plágio!




13 de abr. de 2012

[Dica de outras boas leituras] Vergonha Literária



Foi a blogosfera quem me apresentou o Vergonha Literária, ou o VL como é carinhosamente chamado nos twitters dos blogueiros literários.

Ouvi boatos, inclusive, que há um bolão para descobrir que é a carinha linda responsável por trás desse blog que não poupa críticas ferrenhas, especialmente às editoras (sinto decepcionar, mas não é minha essa ideia bastante original!)

Eu não concordo com a maneira como o VL publica diversas coisas. Não porque esteja errado, mas é que não sou uma pessoa radical e essa coisa de jornalista/libriana me ensinou que toda história sempre tem dois lados. Mas o fato é que o VL se empenha em escancarar o que acha absurdo e não tem papas na língua. E cumpre seu papel perfeitamente bem!

Além do mais, de alguma maneira, tenta manter a ética, não utilizando nomes das editoras e pessoas, mesmo quando todo mundo sabe de quem se trata. OVL preserva o que Nelson Rodrigues chamaria de O Óbvio Ululante.

E deixo aqui meu #ficaafica pros social media das editoras: acompanhem bem de pertinho o Vergonha Literária, porque vocês são os alvos principais e não vão ficar de fora dos posts bastante comentados deste blog. Além do mais, a tendência é que ele cresça e ganhe notoriedade; o que, particularmente, acho lindo!

Quanto aos blogs plagiadores de textos: seus dias estão contados! Não só o VL, como a blogosfera inteira está de olho em vocês. Eu - e todos os blogs aliados, rs - não pouparemos esforços nas denúncias.

O Vergonha Literária está na cola daquilo que os blogueiros acham absurdo e inadmissível nos livros, nas editoras, nas parcerias, nos blogs e no mundo editorial. Fiquem espertos porque estamos todos sujeitos a virarmos pauta do VL. Inclusive eu... ops!



VERGONHA LITERÁRIA
http://vergonhaliteraria.blogspot.com.br/
vergonhaliteraria@gmail.com
@VergLiteria

10 de abr. de 2012

Blogs literários e editoras: a parceria que virou guerra





Quando comecei a trabalhar com mídias sociais e divulgação no mercado editorial, fiquei encantada com essa história (que na época estava só começando) de parcerias entre blogs literários e editoras.
Para mim, era muito claro que era um ótimo negócio para ambas as partes e, como sempre digo, uma via de mão dupla.

Como em todas as relações, as parcerias exigiam obrigações e benefícios de ambas as partes. Era uma troca de favores em que todos saiam satisfeitos com os resultados.

E eu não estou cometendo um grande erro gramatical ao escrever tudo no passado. Simplesmente essa relação a que me refiro acima vive hoje no campo da nostalgia, quase como se fosse uma saudade longínqua. Porque atualmente, apenas poucos anos depois que isso começou, a situação é completamente diferente.

Primeiro porque a quantidade de blogs literários aumentou de maneira assustadora. E é quando surge a primeira questão: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Ou seja: surgiram mais blogs porque as editoras estão dando livros de graça, ou as editoras estão investindo mais em parcerias porque surgiram mais blogs?

Pré-julgamentos à parte, mas fica bem clara essa resposta se tomarmos como princípio a qualidade – cada vez pior – dos blogs literários, com textos rasos e argumentos fracos, quando não plágios descarados dos blogs que se levam a sério.

E aí temos a primeira falha das editoras: quedê qualidade editorial? Os blogs são veículos de comunicação informais e têm total liberdade para adequar-se à linguagem de internet, mas vou insistir que, além do erros grotescos de português, não há profundidade na argumentação e, o que a maioria chama de “resenhas literárias”, não passam de uma sinopse com mais detalhes (isso quando não vem só com spoilers).

Com o tempo, os blogs foram ficando exigentes e as editoras se viram numa saia justa: quantas parcerias deveriam aceitar? Se fossem poucas e boas, seriam sempre as mesmas – aquelas mesmas – e seriam acusadas de preferência, panelinhas e afins. Mas abrir para muitas parcerias seria um outro problema: como administrar todas as resenhas, posts, tuites etc, que envolvam o nome da editora, dos livros e dos autores, de maneira correta?

A resposta é simples: isso não é feito. Porque são poucas as editoras que INVESTEM num departamento de divulgação, com pessoas responsáveis APENAS pelas mídias sociais e parcerias de blogs. Na maioria dos casos, os social media são também assessoria, marketing, telefonistas, secretários e ... bom, podem colocar itens nessa lista. Não estou me lamentando: quem está na chuva é pra se molhar. Mas é inevitável que hajam falhas.

Outro erro comum é não deixar clara as regras ou novas regras de parceria. Se a editora está aceitando uma parceria de um blog, ela DEVE DEIXAR CLARO quais são as obrigações e benefícios de cada uma das partes, numa espécie de contrato. E o blogueiro deve ler com atenção para não reclamar depois.

Do ponto de vista da editora, REGRAS são essenciais para manter a ordem, já que os blogs são muitos. Devem ser claras e não abusivas, afinal, blogueiro NÃO é escravo. 

O que me leva a uma outra questão: blogs literário são PARCEIROS e NÃO PRESTADORES DE SERVIÇOS GRATUITOS.


Convidar um ou alguns blogs para fazer uma leitura prévia de alguma obra, por exemplo, tornou-se um problema. A ação que foi pensada para aproximar o leitor da produção literária, virou um serviço não pago de revisão, preparação, tradução e... bom, da produção editorial completa. PIOR! A editora age como se fosse um favor ao blogueiro. E daí não dá pra respeitar, né gente?

Outro absurdo das editoras é pontuar os blogs por QUANTIDADE de posts, resenhas, tuites, curtir no Facebook e afins. Isso só serve para gerar mais superficialidade e FALTA DE CONTEÚDO.
Se não fosse triste, este cenário seria cômico! Porque não é curioso que divulgadores de LIVROS não estejam interessados em CONTEÚDO? Pois é...

Mas uma pergunta que não sai da minha cabeça é POR QUE, mesmo tão insatisfeitos com o comportamento das editoras, os blogueiros ainda insistem nas parcerias? E, ao mesmo tempo, tudo o que tenho visto são reclamações sobre qualquer atitude das editoras. Então... O que vocês esperam, sinceramente, de uma parceria com a editora? Porque vocês também têm que ter responsabilidades! 

Temos um novo cenário: blogs que se levam a sério e que estão insatisfeitos com essa atual situação estão cancelando as parcerias com as editoras.
Ou seja: aquilo que era, inicialmente, uma via de mão dupla, virou uma batalha de forças sem propósito.

E todo mundo sai perdendo. Principalmente o leitor curioso que se interessa por informações do meio literário e sai m busca de informações. E tudo que ele encontra é... nada!

7 de mar. de 2012

As arrobas mais incríveis do mundo editorial


Quando eu era mais nova, sempre achava muito estranho que algumas (muitas) pessoas ficavam nos chats das salas de bate-papo, como as do UOL, por exemplo. Afinal, qual era o sentido de tratar como amigo um desconhecido?
Relacionamentos online, então, nem se fale!

Mas daí eu cresci. E, apesar de continuar longe das salas de bate-papos, eu sou uma das pessoas mais conectadas que eu conheço, e não tenho o menor pudor em assumir isso. Afinal, a vida virtual me rendeu excelentes contatos, brilhantes resultados profissionais (e pessoais) e grandes amizades. SIM, eu disse A-M-I-Z-A-D-E-S, no mais completo sentido da palavra.

Desde que comecei a levar o blog a sério (entendam como quiserem o "a sério", rs), não param de surgir pessoas incríveis, especialmente do Mundo Editorial, que se tornaram companheiras e parceiras em diversas ocasiões.

A vida virtual nos proporciona o encontro de afinidades e a distância dos desinteresses. Ter centenas de seguidores no Twitter ou no Tumblr, diversos amigos no Facebook, contatos no Pinterest, coworkers no LinkedIn, seguidores no Google+ e tudo isso, significa uma grande responsabilidade no universo das mídias sociais. Afinal, alguém realmente se interessa e participa ativamente do seu dia a dia, da sua rotina.


A Internet me proporciona, sem dúvida alguma, grandes oportunidades. Não existe nada mais exótico do que ser parada na rua por alguém que pergunta: "Ei, você não é a [ARROBA] @ta_camargo, do No Mundo Editorial??"

Confesso que, na primeira vez, estranhei. Mas hoje, perguntas como essa soam natural e fazem parte da vida, assim como alguns arrobas incríveis que também conheci por aí e que são quase íntimos em minha vida. Arrobinhas, esses lindos e especiais, que compartilham um pouco do mundo editorial, ajudando, acrescentando, compartilhando informações comigo e que faço questão de dividir com vocês: 


@fracky, @meninadabahia, @jandra, @vendedordelivros, @viciadosemlivros, @casmurros, @julhama, @juju_gomes, @dianapassy, @giualonso, @_hille, @ricardo_costa, @raqcozer, , @_jag, @juninhooo, @danilo_livros, @ribeirolaila, @jmunizjr, @carrenho, @guilhermekroll, @mariliaschaves, @adriana_giglio, @pri_brauner, @cassiusmedauar, @T_Hururahy, @raqtoledo, @iris_figueiredo, _felipe_brandao, @kehcamila, @raqbotelho, @Talzze, @lucadisena

... e muitos outros que, assim como estes, conheço alguns pessoalmente e outros, por ora, só na amizade virtual, que é tão sincera quanto!



P.S.: É muito minha cara esquecer de algum arrobinha especial nessa relação, mas tenha a certeza de que não é nada pessoal... é só pq eu sou esquecida mesmo. Mas esse coração virtual aqui é maior que o coração de mãe, tá seusbonitos?? S2

11 de jan. de 2012

Seleção de blogs literários na Editora Rocco


SELEÇÃO DE PARCEIROS FIXOS DA ROCCO!

Estão abertas até 13/01/2012, sexta-feira, as inscrições para seleção de blogs/sites  que desejam ser parceiros da Editora Rocco.



QUINZE BLOGS/SITES serão escolhidos para se tornarem parceiros fixos da Editora. Cada um deles irá receber até dois exemplares de um título por mês para fazer resenha e realizar promoção, como meio de divulgação dos lançamentos.

A seleção é válida para antigos colaboradores e novos candidatos. Todos os interessados em se tornar e/ou renovar parceria com a Editora devem participar do processo de seleção.

BLOGS/SITES DE SÉRIES ESPECÍFICAS não precisam participar desta seleção, pois serão escolhidos para parcerias pontuais com a Editora, a partir de regras e critérios diferenciados de trabalho, a serem divulgados próximo aos lançamentos de títulos das sagas (Ex: PLL; Túneis; Harry Potter; Jogos vorazes; etc).

A SELEÇÃO
Os interessados deverão enviar um e-mail para promocao@rocco.com.br, até dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 23 horas e 59 minutos.

O assunto do e-mail deverá ser: SELEÇÃO DE PARCEIROS – ROCCO.

No corpo do e-mail, deverão constar as seguintes informações:

Nome e endereço do blog
Nome do responsável pelo blog
Numero de seguidores
Média de atualizações
Perfil (chick-lit, fantasia, terror, por exemplo)

E deve ser respondida, em no máximo 500 caracteres, contabilizando os espaços, a seguinte questão: Por que você quer ser parceiro da Editora Rocco?

RESULTADO FINAL

Os blogs serão selecionados com base no número de atualizações semanais, número de seguidores, atuação nas redes sociais e identificação com o catálogo da Editora.

A parceria terá duração de seis meses, podendo ou não ser renovada ao final desse período. Os termos detalhados da parceria serão enviados posteriormente aos responsáveis pelos blogs eleitos.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 16 de janeiro de 2012.

Boa sorte a todos!

Editora Intrínseca abre inscrições para parcerias com blogs literários

Estão abertas as inscrições para a seleção de novos blogs parceiros da Editora Intrínseca.

Para participar, basta enviar um e-mail para marketing@intrinseca.com.br, apenas com o endereço do seu blog na mensagem e 'Parceria Intrínseca 2012' no assunto.



5 de ago. de 2011

Literatura Cotidiana: o blog que virou livro

Desde que comecei a trabalhar com blogs literários, conheci o Marco Bogado Lins, editor do blog Literatura Cotidiana. E foi uma surpresa especial! Não demorou nada para eu me encantar com os textos incríveis dele no blog: crônicas deliciosas para leitura, diversão e reflexão.

Há algumas semanas, ele me contou a feliz notícia de que o blog virou livro!


 Eu sou fã dos textos deste blog e recomendo super para vocês!!

Que tal saber um pouco mais?

-- 

Literatura Cotidiana – Livro e Blog
 

O livro Literatura Cotidiana é uma coletânea de crônicas de Bogado Lins, fundador do blog www.literaturacotidiana.com.br junto com Paulo “Cabelo” Laubé”, seu parceiro. 

O Literatura Cotidiana é um blog cultural que dá dicas de livros, espetáculos teatrais, filmes e cultura de modo geral. Divulga pensamentos, sejam eles profundos ou meras bobagens cotidianas, além de ser espaço de divulgação da literatura e arte dos editores e autores que acompanham a trajetória do espaço, criado há cerca de 2 anos. 

O público do blog é formado por atores, escritores, livreiros e amantes das artes e da literatura em geral, que se reúnem, eventualmente, em saraus privados, onde a literatura cotidiana é exaltada. Tais encontros já contaram com presenças ilustres, como Cláudio Carneiro, primeiro palhaço do Cirque du Soleil; Gabriel Guimard, palhaço e ator fundador do Cultura Infância; Roberto Alencar, premiado no último Festival Cultura Inglesa com o espetáculo Porco Sentado, entre outros. 

O livro, recém-lançado, é fruto da sua coluna dominical, onde o autor revela facetas de sua vida, seu pensamento e, obviamente, seu cotidiano. Suas crônicas passeiam por assuntos tão diversos como os sentimentos, lugares e personagens que qualquer um pode vivenciar no dia-a-dia, tais como o único menino de rua da longínqua cidade de Varzelândia no norte mineiro, passando pelas suas aventuras com seu filho “paidecendo”no Paraíso na esquina da Topázio, até o pombo de estimação de sua falecida vó materna. Um mosaico de cotidianices, enfim.

Quem é Bogado Lins?

Marco Antônio Bogado da Silva Lins é formado em Ciências Sociais pela UERJ. Atualmente “está publicitário”, fazendo planejamento criativo na Mill Publicitá, mas já passou por diversas outras experiências profissionais que enriqueceram a sua vida. Uma delas, a de livreiro - na melhor acepção do termo -, como vendedor da Livraria Cultura, durante três anos, onde se aproximou ainda mais do fantástico mundo literário.
Filho de um renomado matemático, mãe boêmia e uma família cheia de história, além de uma mudança brusca de paisagem do Rio para São Paulo, onde constituiu família e casa, Bogado Lins se aproveita de suas vivências para realizar sua literatura. Sempre pincelando aspectos do seu cotidiano curiosos, como o dia em sua adolescência que o ladrão que ia roubá-lo, empresta o dinheiro para pegar o seu ônibus.    
Atualmente, sua maior felicidade é fazer do que mais gosta o seu meio de vida: escrever. No mais, o próprio livro é um convite para descobrir diversas facetas deste personagem, que escreve sobre suas próprias experiências, algumas surpreendentes, outras triviais.

21 de jun. de 2011

O papel dos blogs literários



Durante a Festa de 1 ano do Blog da Companhia, os blogueiros literários convidados (Raquel Cozer, do blog A biblioteca de Raquel, do Estadão; Sergio Rodrigues, do blog Todo Prosa, da Veja; e Flávio Moura, do blog do Instituto Moreira Sales), mediados pelo editor André Conti, colocaram em pauta um série de questões sobre os blogs literários e a literatura. 

Muitas coisas foram ditas, mas em linhas gerais, ficou claro que os logs não interferem de maneira direta na construção da literatura. Eles apenas aproximaram uma geração de escritores de uma geração de leitores. Principalmente porque a maioria dos blogs usa um tom pessoal para falar com o leitor, a primeira pessoa mesmo. Isso não só une, como aproxima o leitor do autor. 

Blogs não existem para serem webpages institucionais. Eles nasceram, justamente, para romper com essas barrerias que distanciam quem produz literatura, de quem a lê. Por isso, o papel de um editor do blog (e esse editor pode ser você mesmo, se tiver senso crítico para isso), é de extrema importância. Um editor serve para dar cara ao blog, torná-lo personalizado, e com a linguagem ideal para seu público leitor. Afinal, as redes sociais não vivem sem conteúdo e é necessário alimentar os blogs de informações relevantes o tempo todo. A questão da velocidade efêmera é quase assustadora (fique um dia inteiro sem tuitar nada e veja quantos seguidores você perde...). Uma dica boa dos blogueiros convidados no debate, é seguir blogs literários estrangeiros, para aprender com a experiência alheia. 

É bom lembrar que a internet é um ambiente hostil e cheio de riscos. Mas a participação do outro é essencial para construir um bom blog literário: não permitir comentários em posts, ou recusar todas as críticas, pode ser um tiro pela culatra. Cuidado! 

Hoje em dia, há uma inversão e mistura de papéis: o autor também é blogueiro, que também é crítico, que também é leitor... Todo mundo é um pouco de tudo. Não existem mais autoridades na internet. Num país como o Brasil, onde há pouco acesso à boa educação, os livros são caros, os cadernos de cultura são eletizados, a Academia é muito restrita... A internet torna-se a moderadora que leva o saber cultural para todos.

Isto posto, eu gostaria de abrir um debate com vcs, leitores: 

Qual a importância blog literário na visão de vocês? 

31 de mai. de 2011

A festa de 1 ano do Blog da Companhia das Letras

O Blog da Companhia nasceu numa mudança muito grande dentro da própria Companhia das Letras. Antes, a editora seguia a política de que, falar com os leitores era papel da livraria e não da editora. Mas o mundo mudou e as redes sociais tornaram essa relação muito mais próxima. A Companhia não podia ficar de fora. Assim, nasceu o Blog da Companhia, com o principal objetivo de não ser uma página instutucional, mas sim de paroximar leitor, editora e autor.

Na 3a. feira, 24/05/11, o Blog da Companhia comemorou seu primeiro ano de vida. E como não poderia deixar de ser, foi tudo em grande estilo. O evento fez parte de uma série de comemorações dos 25 anos da Companhia das Letras (post futuro, é claro!)

A festa, aberta ao público (sacada sensacional, diga-se de passagem) foi no Espaço Mais, na Vila Madalena, bairro com fama de 'cult', em São Paulo. Num clima extremamente agradável e quase familiar, a Companhia das Letras recebeu seus colunistas,  convidados e visitantes para um debate sobre o papel dos Blogs Literários, cada vez mais presentes no mundo online. Para recepcionar os convidados, a festa teve gosto brasileiro: barquinhas de tapioca, pão de queijo e cerveja; unidos ao bom samba-jazz, davam um tempero especial ao clima de espera. Antes mesmo de o debate começar, era possível perceber a mistura do mundo digital, com o universo literário. Afinal, a timeline do Twitter já estava repleta de posts a respeito do evento.

Nós, os convidados, estávamos em casa! (E tinha como não estar? Foi só aparecer por ali, que a Elisa, editora da Companhia, veio conversar comigo: "Você é a filha do Ivo, né? Você é igual a ele, muito fácil de reconhecer! - Tem como não amar isso? rs!)
 

A melhor parte do evento foi dar cara a esses colunistas do Blog da Companhia, pessoas que acompanho semanalmente, e de quem já sou capaz de identificar os textos, as caracteríticas de escrita e com quem já crio alguma relação ainda não especificada. O fato é que, de uma maneira ou de outra, esses colunistas fazem parte do meu dia a dia, da minha semana e do meu universo de blogueira e literário.

Público assistindo o debate sobre Blogs Literários.


Estavam ali presentes o André Conti (que era também o mediador do debate), a Carol Bensimon (a @juju_gomes e a @julhama não resistiram à tietagem ao ver a autora sentada ao lado delas, rs), o Erico Assis (que sentou do meu ladinho e eu tive que me controlar), a Júlia Moritz Schwarcz (que quase recebeu um abracinho meu, porque quem é editora das Letrinhas merece muitos abraços), o Luiz Schwarcz (que é o dono da editora e que vocês estão cansados de saber o quanto eu admiro) e o Michel Laub (que também tive que me controlar pra não correr pro abracinho, rs).

Outra coisa que fez esse encontro ser especial, foi a transmissão ao vivo. Isso mesmo, stream em tempo real do debate com os blogueiros literários convidados. E se vc perdeu a festa, pode conferir o vídeo AQUI.

O debate com os blogueiros literários convidados contou com a presença de Raquel Cozer, do blog A biblioteca de Raquel, do Estadão; Sergio Rodrigues, do blog Todo Prosa, da Veja; e Flávio Moura, do blog do Instituto Moreira Sales. Mediada pelo editor da Companhia das Letras, André Conti, a discussão foi desde o fim do livro impreso (ai, de novo! rs), até o papel dos blogs literários na formação de opinião de construção ou não de novos leitores e escritores. A única coisa que deixou um pouco a desejar, foi a prticipação do público: estava cheio de blogueiros por lá e as perguntas foram bem poucas! Uma pena! 

Flavio Moura, Sergio Rodrigues, André Conti e Raquel Cozer


Mas farei um post em breve tratando apenas das questões debatidas, porque vale muito a pena! 

Como tudo que a Companhia das Letras faz, o evento foi impecável. Parabéns à editora e, em especial, à Diana Passy, responsável por este trabalho incrível que a editora faz com suas redes sociais. 


Blogueiros reunidos: @casmurros, @julhama, @juju_gomes, @ta_camargo e @dianapassy


--
Veja mais fotos do evento AQUI.