23 de ago de 2010

[Bienal do Livro] Balanço Final

Ao ler a matéria publicada no PublishNews de hoje, fiquei impressionada com os números sobre a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O balanço oficial só será divulgado nesta quarta-feira, quando também serão apresentados dados relativos ao faturamento dos expositores, mas já podemos ter uma boa ideia de como o evento foi mais do que satisfatório!



Foram mais de 703 mil visitantes! A expectativa era de que esse número chegasse aos 745 mil visitantes, mas de qualquer maneira, a meta de ultrapassar os 660 mil da edição passada foi superada!

Para a organização e divulgação do evento foram investidos R$ 30 milhões (em 2008, foram R$ 22 milhões), que certamente valeram cada centavo! Os visitantes encontraram uma Bienal mais confortável, embora ainda com problemas de estacionamento (muito caro e superlotados), transporte para o metrô (filas quilométricas) e alimentação (mais opções neste ano, mas insuficientes para dias como o último sábado, que recebeu mais de 100 mil pessoas). 
Quem também não tem sobre o que reclamar são as editoras, livrarias e distribuidoras: estão todos sorrindo com as vendas! Participaram desta edição 350 expositores, representando 900 selos editoriais. 
Nos 10 dias de feira, foram lançados nada menos do que 4.200 livros. 
A programação cultural foi o ponto alto desta edição, que contou com um conselho curador responsável pelas atrações que duraram 1.100 horas e levaram mais de 260 mil pessoas aos auditórios. 
Outro número animador é o da quantidade de crianças que passaram por lá: 288 mil (sendo que 134 mil foram através do programa de visitação escolar). 
A Bienal do Internacional do Livro de São Paulo é organizada pela Câmara Brasileira do Livro e pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e já tem data para a edição de 2012: será entre os dias 9 de 19 de agosto.


Fonte: PublishNews


OBS.: Para verem todas as fotos que tirei do evento, basta acessar o ÁLBUM DE FOTOS DO PICASSA

Nenhum comentário :

Postar um comentário