9 de ago. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] Quantos livros existem no mundo? Google sabe!

Mais uma boa dica de leitura, enviada pelo nosso parceiro Danilo, do Blog Literatura de Cabeça!

Matéria sobre curiosidades muit bacana, divulgada no Blog E-books Grátis e vale muito a leitura!!

Quantos livros existem no mundo? Google sabe!


SÃO PAULO – Quantos livros já foram publicados na história moderna? Segundo cálculos do Google, o número seria 130 milhões de livros, ou 129.864.880 para ser exato.
O gigante das buscas estimou o dado justamente para saber quantos livros precisa escanear a fim de tornar o Google Books a maior e mais completa biblioteca online.
Para chegar ao número, o Google usou definições de livros de diferentes órgãos, como o do ISBN (International Standard Book Numbers),  da Biblioteca do Congresso Americano e do site de buscas de livros WorldCat.
Segundo post publicado no blog Inside Google Books, eles chegaram a definição de um “tome”, que pode ser definido como um volume ou livro grosso. Um “tome” pode possuir milhares de cópias, como um best-seller, ou apenas algumas cópias raras. Edições diferenciadas de uma mesma obra, como capa-dura e papel simples, foram contadas duas vezes.
O número inicial estimado foi de 210 milhões. O primeiro passo do Google foi remover esboços, gravações de áudio, mapas, vídeos com ISBNs, entre outros. Dessa forma, o número caiu para 146 milhões. Na sequência, a empresa removeu 16 milhões de documentos governamentais, chegando aos 129 milhões.
O Google finaliza o post dizendo que o número pode mudar, assim que o sistema de algoritmo que o calculou se tornar mais inteligente. A empresa não informa quando pretende concluir a tarefa.
Fonte: info online

3 comentários :

  1. nossa!!
    é muito livro mesmo!!!
    é quase uma vida inteira lendo sem parar!!
    rsrs

    ResponderExcluir
  2. Que post legal Talita! Vou procurar saber mais...
    Quanto livro heim?! Mais de uma vida para ler tudo isso! o.O rsrs

    beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu fiquei encantada com a informação tb!! mtos mtos mtos livros, ne?? rs!

    ResponderExcluir