27 de set. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] A importância do ilustrador

Por Nick Neves





Como de costume, estava lendo o Blog da Companhia (que já aconselhei a leitura aqui inúmeras vezes) e me deparei com um texto da editora de infantis Júlia Moritz Schwarcz sobre a relação do editor com o ilustrador. 



Creio que em minha experiência profissional com revistas eu trabalhei mais diretamente com ilustradores do que nos livros em si, mas foi osuficiente para aprender a importância deste profissional na área editorial, bem como a difícil relação que nós, editores, temos com eles. Não porque são más pessoas, é claro que não - e muito pelo contrário! A maioria dos ilustradores com quem trabalhei eram, além de excelente profissionais, pessoas incríveis. 



Digo que a relação é difícil justamente porque adequar a imagem que o editor constroi na cabeça ao traço do ilustra é um processo trabalhoso, complexo e de algumas refações, rs! 
Mas  resultado final costuma ser primoroso e de orgulho para os dois lados. É um trabalho em equipe, que exige muito diálogo, leitura (de textos e imagens) e compreensão! Além de amizade e cumplicidade!






Deixo aqui meu agradecimento a todos os ilustradores, pois só quem precisa deles sabe como são essenciais no processo editorial!

E peço para que visitem o Blog da Companhia e leiam o texto Com a palavra, o ilustrador na íntegra. Vale a pena!!








OBS.:Todas as imagens inseridas neste post foram extraídas do Google Images e escolhidas aleatoriamente por mim.

5 comentários :

  1. Uma boa ilustração vende muito livro. :) E tem livros que acredito que o sucesso se deve justamente a isso.

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde

    Tenho novidades em meu blog

    Me visite

    Abraços

    Atenciosamente

    Jhow Carvalho

    OBS: As postagens não são devidamente comentadas pois o blog possui fins comerciais

    ResponderExcluir
  3. Ficamos muito gratos por gostar de nosso trabalho, visite-nos sempre, atualizamos o blog diariamente, e todos as quartas as 13h colocamos tiras da Cassilda, uma de nossas personagens, e as sexta feiras também as 13h colocamos histórias em quadrinhos.
    Um super beijo

    Jhow Carvalho

    ResponderExcluir
  4. De fato, muita gente esquece dos ilustradores...
    Eu, por exemplo, acho quase que essencial uma capa dum livro ser linda, porque eu nunca leio as sinopses nem resenhas dos livros que compro/vou comprar. =x

    ResponderExcluir
  5. De fato, muita gente esquece dos ilustradores...
    Eu, por exemplo, acho quase que essencial uma capa dum livro ser linda, porque eu nunca leio as sinopses nem resenhas dos livros que compro/vou comprar. =x

    ResponderExcluir