13 de out. de 2010

Frankfurt Book Fair 2010

Sem dúvida alguma a Frankfurt Book Fair é a maior e principal feira do mercado literário do mundo. Ela acontece anualmente, sempre no mês de outubro, e reúne não só os agentes literários, mas também os editores, donos de editoras, autores e muitos curiosos de todo o mundo.



A edição deste ano da Feira do Livro de Frankfurt durou de 5 a 10 de outubro. A 62ª edição da Feira, teve como convidada de honra a Argentina, o  que significou ao país ter o privilégio de ocupar um pavilhão nobre, montado em formato de labiritinto, em homenagem a um de seus maiores nomes, Jorge Luis Borges. A abertura do evento contou, inclusive, com a presença de Cristina Kirchner, presidente da Argentina.






Neste ano, em especial, a Feira de Frankfurt
foi mais importante que o habitual para fechamento de negócios, já que o vulcão islandês Eyjafjallajokull atrapalhou a Feira de Londres, no primeiro semestre. E, por isso, a Feira de Frankfurt 2010 teve um saldo bastante positivo, com 279,3 mil visitantes e 7.539 expositores de 111 países, segundo informações divulgadas no PublishNews. Ainda na mesma reportagem, os números que mais chamam a atenção são os da participação e atuação do Brasil na Feira, pois os negócios giraram em torno dos US$ 170 mil. A estimativa é do projeto BrazilianPublishers, que ouviu 80% dos editores presentes à maior feira de livros do mundo – e que participaram do estande coletivo da Câmara Brasileira do Livro. Ainda segundo o levantamento, a expectativa é que os contatos feitos na Alemanha ainda rendam ao menos US$ 274 mil durante o próximo ano. 

Outros destaques foram: 59% dos expositores ficaram satisfeitos com a qualidade dos contatos comerciais realizados e 77% dos expositores indicaram como ótimo o atendimento que receberam da CBL durante a feira. No total, foram realizadas mais de 730 reuniões. 

Agora é hora de começar a se preparar para 2013, quando o Brasil será o convidado de honra e terá, ali, uma excelente oportunidade de apresentar sua produção literária e com a obrigação de não repetir o constrangimento de 1995, quando o estande nacional foi ocupado por um show de mulatas. Um bom começo é o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros. As inscrições vão até 23 de outubro.
 

Um comentário :

  1. Aiii, meu deeeeuuus!
    Um dia estarei nessa feira. FATO QUE SIM.
    É tipo um sonho, ou sei lá...
    Adorei o post, Tata! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir