3 de jan. de 2011

1.584 livros e contando...

Já faz alguns anos que me empenhei em catalogar TODOS os livros de casa. Foi a maneira mais metódica e trabalhosa, mas mais eficiente de saber quantos livros existem naquelas paredes e, principalmente, de controlar os empréstimos que, por muitas vezes, ficaram perdidos pelo mundo agora.
E não é porque trabalhamos no meio literário que podemos simplesmente perder os nossos livros por ali, não é mesmo?


Essa ideia louca foi influência de uma pessoa querida que me ensinou a utilidade e a praticidade do Excel (é, pensando bem, essa pessoa me viciou no programinha, rsrs!!) Daí foi fácil! Juro que foi!! Trabalhoso, é verdade, mas simples! Era só anotar o TÍTULO, AUTOR, EDITORA, GÊNERO, COLEÇÃO e em qual lugar da casa estava guardado (Não, infelizmente eu ainda não tenho uma biblioteca linda e enorme na minha casa, rs!).




É, queridos leitores... Eu virei #Aloucadasplanilhasdoexcel! Há quem diga que é meu TOC. A quem diga que sou inútil. Eu não me importo, porque agora sei o que tenho e posso emprestar livros para quem quiser! E acreditem: em casa nós emprestamos mesmo! Minhas primas e amigos fazem a festa: pegam um, devolvem outro, trocam esse por aquele... uma biblioteca gratuita, eficiente, e sem pressão da data da devolução. Mas eu SEMPRE quero todos de volta, viu?!

A partir de então, todo livro que chega, eu anoto na lista, bem como os empréstimos (com nome da pessoa que levou e a data que isso ocorreu; e desmarco nas devoluções) e fica muito mais fácil de saber o que temos e como podemos arrumá-los.

A última contagem foi feita no dia 27 de dezembro de 2010, a última segunda-feira do ano, totalizando exatos 1.584 exemplares de livros não-repetidos dentro da minha casa. UAU! né?



Desse total, o destaque vai para duas editoras: o Grupo Ediouro Publicações, que unindo os selos Ediouro (174) + Agir (98) + Nova Fronteira (58) + Thomas Nelson (28), totaliza 358 exemplares, levando o troféu de campeã! Em seguida, vem a Companhia das Letras, que junto com os selos Cia. das Letras e Companhia das Letrinhas somou 186 exemplares. No terceiro lugar do podium está a Nova Cultural, com 94 títulos.

Mas não para por aí não! Tem outras grandes e pequenas editoras que enchem nossa casinha de muitos, muitos livros! Tem Rocco, Leya, Lua de Papel, Totalidade, Universo dos Livros, Salesiana, Sextante, Intrínseca, Mundo Cristão, Prumo, Versus, Record... Ixi! É editora - e livros - que não acaba mais!!
E não achem vocês que eu gasto todo o meu salário com isso. Sou louca, mas dentro das limitações financeiras, rs! Essa coleção foi se fazendo ao longo dos 35 anos que meu pai trabalha no mercado editorial, somado aos meus poucos dois anos também no ramo. É um presente aqui, um pedido ali, cotas de um lado, favores de outro... Assim, aos poucos, crescemos um montão nossa lista de livros! E claro, compramos muitos também! Principalmente os das nossas áreas de estudos para as faculdades e as leituras obrigatórias de colégio (sim, eu também passei por elas, rs!).

O fato é que livro sempre foi um objeto presente na minha vida! E cuidar dessa coleção, que para mim vale ouro, é mais do que minha obrigação!
E para vocês, que também amam os livros, eu sugiro que façam o mesmo. Afinal, temos que preservar esse bem tão precioso!

É... acho que minha condição é MESMO estar rodeada de livros, né?!?





P.S.: A quem interessar, o modelo da minha planilha está disponível para download. É só clicar AQUI

11 comentários :

  1. Adorei a idEu usava uma similara os romances de banca, mas salvava no pen drive...e ele pifou: perdi tudoooo.


    Vc bem que poderia disponibilizar o modelo dessa pra download, hein? rs

    p.s: Recebi seu cartão de Natal, lindooo. Muitoooo Obrigada, Talita, de coração!!!


    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Morri na inveja ;) Vou roubar essa ideia e catalogar os meus tbm!

    ResponderExcluir
  3. CARACA! *--------------*
    Morri.
    Eu tava pensando em fazer isso... só não to tendo coragem pra fazê-lo. =x
    Apesar de serem poucos os meus livros.
    enfim...

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida, disponibiliza esse modelo de planilha pra download, por favor!
    Obrigada.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Pessoal! A Pedidos, assim que possível, vou disponibilizar a planilha para download!
    Fico contente que tenha gostado e, mais que isso, se inspirado!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente ... são muitos hehe!
    E quando temos algo em grande quantia, sempre é bom organizar neh ...muito legal sua maneira de catalogar... realmente fica mais facil de nao perder :)

    Beijosss

    Kamila
    Cinco das Artes

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita!
    Você poderia disponibilizar o modelo da sua planilha para download? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Vou tentar subir no Google Docs. Aviso vc!! :)

      Excluir
    2. Agora sim! Tá lá no GoogleDocs: https://docs.google.com/open?id=0BxOVuvI6qFCJRFhMTDVMZ1BQc00

      Ela tá com um errinho, mas dá pra ter ideia de como foi feita! :)

      Excluir
    3. Talita, muuuuuuito obrigada!!!
      Obrigada mesmo.
      Sua planilha é do jeito que eu queria.
      Beijos

      Excluir
    4. que bom!! boa sorte!! :)

      Excluir