19 de abr. de 2011

BIENAL DO LIVRO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Eu infelizmente não estive presente neste grande evento literário. Mas o queridíssimo THIAGO URURAHY (guardem esse nome, que ainda fará muito sucesso no meio da literatura fantástica!) foi e junto à equipe da Revista Fantástica surgiu um post bem bacana para vocês! Deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA a essa colaboração! Afinal, parceria é uma via de mão dupla, né? rs! 
 
BIENAL DO LIVRO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS de 2011

No último final de semana da Bienal do Livro de SJC (especificamente, no domingo dia 17/04) a equipe da Revista Fantástica esteve no evento para participar do “Bate Papo com o Autor”. Trata-se de um dos muitos fórums promovidos pelo evento, contando a condução de Leandro Reis, autor da trilogia “Os Filhos de Galagah”, “O Senhor das Sombras” e “Enelock”, o último ainda não lançado.
 
 
 
 
O pavilhão da Bienal foi montado dentro do Parque da Cidade, uma belíssima área verde tomada por famílias que aproveitavam o castigante calor do Vale do Paraíba. De acordo com a coordenação, cerca de 50 mil títulos estavam disponíveis para o público, que também foi surpreendente, confirmando o já esperado sucesso da bienal. O evento solene de abertura contou com a participação do Coro Jovem Sinfônico, no dia 08 de Abril. Essa toada de mesclar a cultura do livro com outras manifestações artísticas seguiu durante todos os dias do evento, dando um colorido diferente às atividades “mercantilistas padrão” a que estamos acostumados nas grandes bienais do livro, como Rio de Janeiro e São Paulo. Ponto para o evento.
 
Com relação à infraestrutura, sentimos faltam dos estandes das grandes e clássicas editoras que sempre prestigiam as bienais maiores. O pavilhão não era dos maiores e sofreu com a superlotação (e com o calor) durante os períodos mais movimentados, fortalecendo mais uma vez a tese de que a própria organização não esperava uma adesão tão grande da população de São José. Isso impactou também a nossa sagrada hora do almoço, dado que as opções de alimentação eram poucas*. Em linhas gerais o evento foi montado para atrair a família. Digo isso pois as áreas reservadas para as crianças ocupavam um espaço bastante relevante dentro do pavilhão. O objetivo de chamar pais e filhos para abraçarem a cultura do livro foi plenamente a tingido. Infelizmente (para nós pelo menos), os estandes estavam menores e com poucas ofertas, dando à Bienal uma cara de “evento de final de semana”.
 
Mesmo com todas as qualidades já citadas, o maior ponto positivo foram as palestras e discussões que ocorreram diariamente em um ótimo espaço chamado “Bate-Papo com o Autor”. Entre oficinas de criação de contos à conversas sobre a influência da internet da literatura, o espaço lotou inúmeras vezes e foi responsável pelos melhores momentos do evento, seja para troca de ideias ou para desmistificar o trabalho do escritor para o grande público. Conduzidos por Leandro Reis, a partir das 13 horas do dia 17, a equipe da Revista Fantástica “trocou figurinhas” durante pouco mais de uma hora sobre o boom da internet e suas consequências. A mesa, formada por Leandro Schulai (“O Vale dos Anjos” e criador do canal “Na Mira dos Livros” no Youtube), Walter Tierno (“Cira e o Velho” e colunista de quadrinhos do blog “Psychobooks”), Bianca Briones (“Entre o Amor e a Amizade” e dona do blog “Redoma de Cristal”), Alba Milena (blog “Psychobooks”) e Carolina Chiovatto (especialista de redes sociais e ferramentas de SEO da Revista Fantástica) respondeu a uma série de perguntas com propriedade e com o bom humor característico da publicação eletrônica.
 
Entre o calor de São José e o aperto dentro dos estandes, o resultado final da Bienal do Livro foi extremamente positivo, seja pelo sucesso de público ou pela presença de escritores e profissionais da área literária dividindo suas experiências com os visitantes.
 
Um abraço e até a Bienal de Guarulhos!
 
Equipe Revista Fantástica
 
* problema ainda mais grave quando um dos seus membros não toma refrigerante, não come fritura e tampouco alimentos, nas palavras dele, com alto teor de sódio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário