31 de mai. de 2011

A festa de 1 ano do Blog da Companhia das Letras

O Blog da Companhia nasceu numa mudança muito grande dentro da própria Companhia das Letras. Antes, a editora seguia a política de que, falar com os leitores era papel da livraria e não da editora. Mas o mundo mudou e as redes sociais tornaram essa relação muito mais próxima. A Companhia não podia ficar de fora. Assim, nasceu o Blog da Companhia, com o principal objetivo de não ser uma página instutucional, mas sim de paroximar leitor, editora e autor.

Na 3a. feira, 24/05/11, o Blog da Companhia comemorou seu primeiro ano de vida. E como não poderia deixar de ser, foi tudo em grande estilo. O evento fez parte de uma série de comemorações dos 25 anos da Companhia das Letras (post futuro, é claro!)

A festa, aberta ao público (sacada sensacional, diga-se de passagem) foi no Espaço Mais, na Vila Madalena, bairro com fama de 'cult', em São Paulo. Num clima extremamente agradável e quase familiar, a Companhia das Letras recebeu seus colunistas,  convidados e visitantes para um debate sobre o papel dos Blogs Literários, cada vez mais presentes no mundo online. Para recepcionar os convidados, a festa teve gosto brasileiro: barquinhas de tapioca, pão de queijo e cerveja; unidos ao bom samba-jazz, davam um tempero especial ao clima de espera. Antes mesmo de o debate começar, era possível perceber a mistura do mundo digital, com o universo literário. Afinal, a timeline do Twitter já estava repleta de posts a respeito do evento.

Nós, os convidados, estávamos em casa! (E tinha como não estar? Foi só aparecer por ali, que a Elisa, editora da Companhia, veio conversar comigo: "Você é a filha do Ivo, né? Você é igual a ele, muito fácil de reconhecer! - Tem como não amar isso? rs!)
 

A melhor parte do evento foi dar cara a esses colunistas do Blog da Companhia, pessoas que acompanho semanalmente, e de quem já sou capaz de identificar os textos, as caracteríticas de escrita e com quem já crio alguma relação ainda não especificada. O fato é que, de uma maneira ou de outra, esses colunistas fazem parte do meu dia a dia, da minha semana e do meu universo de blogueira e literário.

Público assistindo o debate sobre Blogs Literários.


Estavam ali presentes o André Conti (que era também o mediador do debate), a Carol Bensimon (a @juju_gomes e a @julhama não resistiram à tietagem ao ver a autora sentada ao lado delas, rs), o Erico Assis (que sentou do meu ladinho e eu tive que me controlar), a Júlia Moritz Schwarcz (que quase recebeu um abracinho meu, porque quem é editora das Letrinhas merece muitos abraços), o Luiz Schwarcz (que é o dono da editora e que vocês estão cansados de saber o quanto eu admiro) e o Michel Laub (que também tive que me controlar pra não correr pro abracinho, rs).

Outra coisa que fez esse encontro ser especial, foi a transmissão ao vivo. Isso mesmo, stream em tempo real do debate com os blogueiros literários convidados. E se vc perdeu a festa, pode conferir o vídeo AQUI.

O debate com os blogueiros literários convidados contou com a presença de Raquel Cozer, do blog A biblioteca de Raquel, do Estadão; Sergio Rodrigues, do blog Todo Prosa, da Veja; e Flávio Moura, do blog do Instituto Moreira Sales. Mediada pelo editor da Companhia das Letras, André Conti, a discussão foi desde o fim do livro impreso (ai, de novo! rs), até o papel dos blogs literários na formação de opinião de construção ou não de novos leitores e escritores. A única coisa que deixou um pouco a desejar, foi a prticipação do público: estava cheio de blogueiros por lá e as perguntas foram bem poucas! Uma pena! 

Flavio Moura, Sergio Rodrigues, André Conti e Raquel Cozer


Mas farei um post em breve tratando apenas das questões debatidas, porque vale muito a pena! 

Como tudo que a Companhia das Letras faz, o evento foi impecável. Parabéns à editora e, em especial, à Diana Passy, responsável por este trabalho incrível que a editora faz com suas redes sociais. 


Blogueiros reunidos: @casmurros, @julhama, @juju_gomes, @ta_camargo e @dianapassy


--
Veja mais fotos do evento AQUI.

3 comentários :

  1. Parabéns à Companhia das Letras pelo seu primeiro ano de existência e que dure muitos outros mais para a alegria de quem adora ler! =)

    O meu blog, o Viciados Pela Leitura, também completará 1 aninho essa semana e espero que esse seja apenas o primeiro aniversário literário que comemoramos! =D

    Bjus
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acabei só parando agora ler! Muito muito obrigada pela presença e pelo post :)

    ResponderExcluir
  3. Vc não tem nada o q agradecer!! Vc eh uma fofa!! :)

    ResponderExcluir