31 de jul. de 2010

SIM, nós também lemos!

Essa semana foi de boas notícias, não só para nós do ramo editorial e apaixonados por livros, mas para todos nós cidadãos brasileiros; já que foi estaticamente comprovado que estamos lendo mais!

Uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Livrarias, a ANL, sobre o Diagnóstico do Setor Livreiro em 2009, reveleu o aumento do número de lojas espalhadas pelo país. Segundo a pesquisa, atualmente, existem 2.980 livrarias em todo o Brasil, número proporcionalmente 11% maior do que em 2006.




Mas ainda temos muito o que crescer. Isso porque a desigualdade social do país fica escancarada em nossas caras no momento em que se analiza a divisão assustaduramente desleal desse númetro de livrarias espalhadas pelo Brasil: mais de 50% desss lojas concentram-se na região Sudeste, sendo liderada por São Paulo, com mais que o dobro do número de livrarias que o segundo colocado, Rio de Janeiro. Claro que fatores como alto nível de escolaridade e concentração de renda são os grandes influenciadores dessas estatíscas, que apesar de animadoras, são preocupantes! 




Sim, nós também lemos... Mas agora queremos ler por inteiro! É claro que para mudar o quadro da divisão da leitura do país é necessário pensar no quadro da divisão de renda do país. Mas fica aqui a fica para que os livreiros e editores passem a olhar com novos olhos para a atual situação do país e acreditem no potencial de mercdo que existe fora do eixo Rio-SP. A mesma pesquisa mostra, por exemplo, que o estado de Roraima, na região norte, possui apenas 25 livrarias, mas é um número proporcionalmente admirável, já que colocando na ponta do lápis, e o estado com a maior média nacional! A Bahia é outro estado que merece atenção do ramo, pois é líder da região nordeste. 


Fora esse tipo de amaurecimento no mercado, o Brasil está apenas engatinhando quando o assunto é aumento do índice de leitura no país, já que, segundo Vitor Tavares, Presidente da ANL, a nossa média é de 1.9 livros lidos por habitante ao ano, o que é muito abaixo de outros países, inclusive lationamericanos, como a Argentina e Chile, por exemplo, com 5 e 3 livros lidos por habitante ao ano; respectivamente. 

Outra dado que vale nossa atenção é que o gênero infantojuvenil é o mais vendido. E que 56% das livrarias do país não fazem vendas online, ou seja: nossos cidadãos gostam de ir às livrarias e levarem suas crianças! Isso, para os editores e livreiros é sinônimo de sucesso garantido, pois como disse Samuel Seibel, dono da rede Livraria da Vila, o "público infantil é 100% leitor!"

E se é estatiscamente comprovado que nossas crianças lêem, significa que meu sonho não é tão distante assim e que, muito em breve, nosso país será um Brasil de devoradores de livros!



---
DICAS:

- O jornal BOM DIA BRASIL, da Rede Globo, fez uma boa matéria sobre o assunto, que também me serviu como fonte. Recomendo que assistam:




- A quem interessar, no site da ANL é possível fazer o dowload do PDF com a pesquisa na íntegra. Vale a pena, para quem quiser se inteirar mais dos números.

8 comentários :

  1. Que bom que estamos lendo mais, porém não podemos deixar de ver que 56% dos livros vendidos são infantojuvenis porque as escolas ainda exigem do aluno a leitura bimestral, ono caso do colégio do meu filho, mensal. Não estou reclamando, apenas resaltando.
    Qto as crianças serem leitores futuros,a meu ver depende muito dos pais.
    Meu filho me ve lendo no Pc, ou com um livro na mão e agora antes de dormir pega um livro e diz que está lendo...rsrsrs...Nessas férias ele pediu 4 passeios apenas: Zoo, Cine(assistir Toy Story), na "bioteca" emprestar um livro e na Livraria para comprar 1. E ele tem apenas 5 anos, ele até pegou a mania da mãe de cheirar os livros. Pode?
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente ainda temos muuuito que crescer, mas acredito que estamos progredindo, hoje em dia é muito mais comum encontrar adolescentes que gostam de ler do que há alguns anos atras, minha média mesmo cresceu de 1 para 12 livros por ano e foi graças a internet, que fiquei sabendo de livros e me interessei em ler, na minha cidade por exemplo não existe nenhuma livraria, todos meus livros compro pela net ou quando viajo, se não fosse pela internet talvez eu nunca tivesse despertado o gosto pela leitura, sem livrarias, sem pais leitores fica mais dificil, mas acredito que se a atual geração cultivar o habito da leitura todas as futuras também cultivaram e nos tornaremos um pais de grandes leitores e escritores. =D #tenhofé

    ResponderExcluir
  3. Claro que lemos, e lemos muito! A diferença é que poucas pessoas leem bastante enquanto outras não leem nada ! O advento da leitura nesses últimos anos está se dando basicamente por causa da blogosfera literária: como eu li em um blog uma vez, ler está deixando de ser coisa de nerd e passando a ser status social!

    ResponderExcluir
  4. Ahh conheço essa frase aí, hein, Claudinha?? rs! mto bom esse blog q vc leu hihi!!
    Isso ai, pessoal... temos q acreditar que podemos mudar o quadro do país, não só para aumentar o índice d leitura, mas, principalmente, o número de leitores, independente de suas classes sociais! O livro tem q ser acessível para todos!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito chateada com o DF
    Pensei que aqui tambem tinha muitos leitores...
    Mas espero que futuramente isso mude
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Talita!!!

    Porque você é nossa seguidora, viemos te convidar para a campanha "Ler é Fashion"

    Entre na moda e participe do sorteio!

    Beijos

    Fla e Ge
    Equipe "O que elas estão lendo!?"

    ResponderExcluir
  7. Muito bom saber que o brasileiro está lendo mais =)
    Muitas pessoas encaram a leitura como obrigação e isso, muitas vezes, acaba tirando o prazer de ler. Eu leio porque eu gosto, porque me dá prazer - é isso que gosto de fazer nas minhas horas de lazer ^^
    Fico muito feliz que o brasileiro esteja cada vez mais percebendo esse universo fabuloso que é o universo da literatura *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita! Tem selinho pra ti no blog
    http://newsnessa.blogspot.com/2010/08/mais-um-selinho-choquei-com-seu-blog-e.html
    Beijos!

    ResponderExcluir