Quando comecei a trabalhar com mídias sociais e divulgação
no mercado editorial, fiquei encantada com essa história (que na época estava
só começando) de parcerias entre blogs literários e editoras.
Para mim, era muito claro que era um ótimo negócio para ambas
as partes e, como sempre digo, uma
via de mão dupla.
Como em todas as relações, as parcerias exigiam obrigações e
benefícios de ambas as partes. Era uma troca de favores em que todos saiam
satisfeitos com os resultados.
E eu não estou cometendo um grande erro gramatical ao
escrever tudo no passado. Simplesmente essa relação a que me refiro acima vive
hoje no campo da nostalgia, quase como se fosse uma saudade longínqua. Porque
atualmente, apenas poucos anos depois que isso começou, a situação é completamente
diferente.
Primeiro porque a quantidade de blogs literários aumentou de
maneira assustadora. E é quando surge a primeira questão: quem nasceu primeiro,
o ovo ou a galinha? Ou seja: surgiram mais blogs porque as editoras estão dando
livros de graça, ou as editoras estão investindo mais em parcerias porque
surgiram mais blogs?
Pré-julgamentos à parte, mas fica bem clara essa resposta se
tomarmos como princípio a qualidade – cada vez pior – dos blogs literários, com
textos rasos e argumentos fracos, quando não plágios descarados dos blogs que
se levam a sério.
E aí temos a primeira falha das editoras:
quedê qualidade
editorial? Os blogs são veículos de comunicação informais e têm total liberdade
para adequar-se à linguagem de internet, mas vou insistir
que, além do erros grotescos de português, não há profundidade na argumentação
e, o que a maioria chama de “resenhas literárias”, não passam de uma sinopse
com mais detalhes (isso quando não vem só com spoilers).
Com o tempo, os blogs foram ficando exigentes e as editoras
se viram numa saia justa: quantas parcerias deveriam aceitar? Se fossem poucas
e boas, seriam sempre as mesmas – aquelas mesmas – e seriam acusadas de
preferência, panelinhas e afins. Mas abrir para muitas parcerias seria um outro
problema: como administrar todas as resenhas, posts, tuites etc, que envolvam o
nome da editora, dos livros e dos autores, de maneira correta?
A resposta é simples: isso não é feito. Porque são poucas as
editoras que INVESTEM num departamento de divulgação, com pessoas responsáveis
APENAS pelas mídias sociais e parcerias de blogs. Na maioria dos casos, os
social media são também assessoria, marketing, telefonistas, secretários e ...
bom, podem colocar itens nessa lista. Não estou me lamentando: quem está na
chuva é pra se molhar. Mas é inevitável que hajam falhas.
Outro erro comum é não deixar clara as regras ou novas
regras de parceria. Se a editora está aceitando uma parceria de um blog, ela
DEVE DEIXAR CLARO quais são as obrigações e benefícios de cada uma das partes,
numa espécie de contrato. E o blogueiro deve ler com atenção para não reclamar
depois.
Do ponto de vista da editora, REGRAS são essenciais para
manter a ordem, já que os blogs são muitos. Devem ser claras e não abusivas, afinal,
blogueiro NÃO é escravo.
O que me leva a uma outra questão: blogs literário são
PARCEIROS e NÃO PRESTADORES DE SERVIÇOS GRATUITOS.
Convidar um ou alguns blogs para fazer uma leitura prévia de
alguma obra, por exemplo, tornou-se um problema. A ação que foi pensada para
aproximar o leitor da produção literária, virou um serviço não pago de revisão,
preparação, tradução e... bom, da produção editorial completa. PIOR! A editora
age como se fosse um favor ao blogueiro. E daí não dá pra respeitar, né gente?
Outro absurdo das editoras é pontuar os blogs por QUANTIDADE
de posts, resenhas, tuites, curtir no Facebook e afins. Isso só serve para
gerar mais superficialidade e FALTA DE CONTEÚDO.
Se não fosse triste, este cenário seria cômico! Porque não é curioso que divulgadores de LIVROS não estejam
interessados em CONTEÚDO? Pois é...
Mas uma pergunta que não sai da minha cabeça é POR QUE,
mesmo tão insatisfeitos com o comportamento das editoras, os blogueiros ainda
insistem nas parcerias? E, ao mesmo tempo, tudo o que tenho visto são reclamações sobre qualquer atitude das editoras. Então... O que vocês esperam, sinceramente, de uma parceria com a editora? Porque vocês também têm que ter responsabilidades!
Temos um novo cenário: blogs
que se levam a sério e que estão insatisfeitos com essa atual situação estão
cancelando as parcerias com as editoras.
Ou seja: aquilo que era, inicialmente, uma via de mão dupla,
virou uma batalha de forças sem propósito.
E todo mundo sai perdendo. Principalmente o leitor curioso
que se interessa por informações do meio literário e sai m busca de informações.
E tudo que ele encontra é... nada!